As finanças do FC Porto, a «fé inabalável» de AVB e o agradecimento aos credores
Líder portista foi recebido pela presidente da Casa do FC Porto de Arouca e pela chefe do executivo municipal. (Foto: A BOLA)

As finanças do FC Porto, a «fé inabalável» de AVB e o agradecimento aos credores

NACIONAL16.07.202422:00

Herança contabilística é extremamente pesada, mas presidente da SAD está «com uma fé inabalável» na resolução dos problemas; equipa diretiva é «uma das melhores em Portugal», assume; palavra a todos quantos aceitaram renegociar dívidas e tributo aos sócios pela recorde histórico na aquisição de lugares anuais

O estado das finanças do FC Porto é extremamente delicado, o próprio André Villas-Boas tem vindo a fazer essa referência desde a campanha eleitoral, mas o tempo é de colocar mãos à obra e tentar resolver todos os problemas por que passa o clube.

Esta terça-feira, por ocasião da visita a Arouca, onde inaugurou a casa do FC Porto da referida região, o presidente da SAD azul e branca voltou a aflorar a questão e garantiu ter «uma fé inabalável» no resolução de todos os dossiês que estão pendentes. Mesmo que alguns deles, por força dos montantes que envolvem, possam demorar algum tempo. Mas a crença de AVB é ilimitada, até porque, sublinha, a equipa diretiva dos dragões é de extrema competência. A propósito, Villas-Boas fez questão de deixar uma palavra de apreço a todos os credores do FC Porto.

«Já não é novidade para ninguém que a realidade financeira do clube obriga a muito trabalho exaustivo e é sobre isso que a administração tem trabalhado, para cumprir com os licenciamentos. Aproveito para agradecer também aos clubes, instituições e alguns jogadores que nos permitiram renegociar alguma dívida que tínhamos, algo que foi fundamental. Estamos numa fase de vários negócios estruturantes para o FC Porto, que conto, nas próximas duas semanas, ter novidades para dar aos sócios. A maior parte das receitas do FC Porto já foram antecipadas, não há nenhum dinheiro milagroso que tenhamos inventado. Sabíamos perfeitamente da situação que vínhamos encontrar e estamos com uma fé inabalável relativamente ao futuro. A competência da equipa que agora assumiu o FC Porto em termos estruturais e organizativos é provavelmente uma das melhores em Portugal e estamos muito confiantes em relação ao futuro e no que podemos dar à equipa técnica em termos desportivos», garantiu.

E se o mercado de transferências ainda não redundou em nenhuma venda significativa, tal como o próprio presidente da SAD portista explicou, tem havido, por outro lado, um encaixe de capital assinalável derivado da venda de lugares anuais no Estádio do Dragão, processo que tem se tem revelado um sucesso e que tem permitido bater recordes históricos.

Esse facto foi também ressalvado por AVB, que prestou o devido tributo aos associados portistas que têm contribuído para este aumento de receitas imediatas: «Agradeço aos sócios por esta afluência histórica, é um sinal de vitalidade que vem em linha com o que se passou também no ato eleitoral. Esse dado deu-nos também um pouco mais de margem financeira, para operar em junho e julho, que são sempre meses mais complicados de tesouraria para qualquer clube de futebol. É uma afluência que significa muito para a época desportiva que se avizinha, que nos dá muita responsabilidade e, nós, Direção e equipa técnica, temos perfeita noção dessa responsabilidade e queremos retribuir esta generosidade dos sócios do FC Porto