18 junho 2024, 15:04
Estágio do FC Porto: adeus, Algarve!
A Áustria surge como destino provável da concentração dos trabalhos de pré-temporada; com Conceição, só por uma vez o estágio não foi no sul do País
Concentração será em Bad Tatzmannsdorf, na Áustria, entre 15 e 24 de julho; dragões escolhem localidade onde a Croácia preparou o Mundial 2014; desde 2016 que os portistas não se concentravam no estrangeiro; treinos no relvado do SK Unterschützen
É na região de Bad Tatzmannsdorf, pacato município do distrito de Oberwart, no estado de Burgenland, na Áustria, que o FC Porto vai fazer o seu estágio de pré-temporada, entre 15 e 24 de julho. Datas e local estão definidos, sabe A BOLA, e o plantel liderado por Vítor Bruno terá condições de topo para trabalhar num quadro de sossego. Os azuis e brancos apresentam-se ao trabalho dia 1 de julho, para treinos e exames médicos repartidos entre o Olival e a clínica instalada no Dragão, partindo depois para a Áustria.
18 junho 2024, 15:04
A Áustria surge como destino provável da concentração dos trabalhos de pré-temporada; com Conceição, só por uma vez o estágio não foi no sul do País
Uma das hipótese em cima da mesa é resort Training Camp Burgenland, gerido pela empresa Avita Resort, foi, em 2014. Foi o quartel-general da Croácia na preparação do Campeonato do Mundo, no Brasil, mas outras unidades estão a ser estudadas e com o mesmo nível de conforto e reserva. Outra unidade estudada e bem cotada é o Vital Hotel Bad Tatzmannsdorf, um 4 estrelas superior que oferece uma área exclusiva de 4000 m2 com piscina termal coberta e ao ar livre, banheiras de hidromassagem e uma área de sauna variada. O importante é que o FC Porto tem garantido o seu local de estágio, longe do ruído das cidades. Bad Tatzmannsdorf é também conhecida por receber calorosamente quem a visita, sendo destino popular por adeptos de caminhadas na natureza.
O FC Porto terá uma área reservada para desenvolver tranquilamente o seu trabalho, além, claro, de equipamentos talhados para receber equipas de topo. Mas será no campo de um pequeno clube local, o SK Unterschützen, que o FC Porto fará a maioria dos treinos e provavelmente alguns jogos, longe de olhares indiscretos e num quadro de serenidade rural. O relvado fica em Oberwart, a cinco quilómetros de Bad Tatzmannsdorf.
A localidade, situada próxima da fronteira com a Hungria, fica a 120 quilómetros da capital austríaca, Viena, a 90 quilómetros de Graz e a 130 quilómetros do aeroporto internacional Schwechat. Além da Croácia e Áustria, recebeu as seleções da Ucrânia, Irlanda do Norte, Nigéria e Bahrein, e equipas como West Ham, Rapid Viena, Colónia, Mainz, Blackburn Rovers, CSKA Moscovo, Fenerbahçe, entre outras.
Desde 2016 que o FC Porto não faz um estágio fora de Portugal. A última vez que o FC Porto realizou uma concentração no estrangeiro foi com Nuno Espírito Santo, em Kamen, Alemanha. Na época 2017/18, quando Sérgio Conceição assumiu o comando da equipa, o FC Porto estagiou em Lagos, no Algarve, participando depois numa digressão na cidade do México. O estágio na Áustria marca, portanto, uma nova era, na qual o FC Porto procura capitalizar a sua imagem internacional e retirar proveitos económicos. A seu tempo, serão divulgados os compromissos previstos para o período de estágio na Áustria.
(Notícia atualizada às 1.39 horas, 23 de junho)