Liga 3 Arranca a fase de todas as decisões: está tudo aqui
Começa já esta sexta-feira a fase das decisões na luta pela subida à Liga 2. Das 24 equipas participantes na Liga 3, oito delas garantiram lugar na ronda final, que será dividida em duas séries.
A Série 1 será composta por Felgueiras, SC Braga B, UD Leiria e Alverca. Neste quarteto estão três equipas com histórico até no escalão máximo do futebol português, sendo que o SC Braga B, por razões óbvias e que dizem respeito à equipa principal, nunca esteve na elite. Esperam-se jogos de grande equilíbrio.
Não menos competitiva será a Série 2. Belenenses, Vilaverdense, Sanjoanense e Amora são os contendores que lutarão pela promoção ao segundo escalão nacional, num grupo onde também tudo poderá acontecer.
Importa, pois, recordar os moldes em que vai decorrer esta fase de subida à Liga 2. Em cada uma das séries, os quatros clubes jogam entre eles a duas voltas (num total de 6 jogos realizados por cada equipa), sendo que o primeiro classificado garante automaticamente a subida. Os vencedores das duas séries, já promovidos, disputam, depois, o título de campeão da Liga 3 (que na época passada foi conquistado pelo Torreense), num jogo só, a realizar no Estádio Nacional.
Já os segundos classificados de cada série irão medir forças entre eles num play-off a duas mãos, com o vencedor a ter encontro marcado com o 16.º classificado da Liga 2. Também essa eliminatória será realizada a duas mãos.
As emoções da fase de subida começam então esta sexta-feira, com o Belenenses a receber o Vilaverdense, às 20.30 horas. O duelo entre Sanjoanense e Amora será no domingo. As duas partidas da Série 1 estão marcadas também para domingo, com o Felgueiras a ser anfitrião do SC Braga B e o UD Leiria a receber o Alverca.
Que role a bola.
A luta pela permanência
Uns de olho na subida e outros a lutar pela permanência. É o caso de São João de Ver, Varzim, Montalegre e Fafe; V. Guimarães B, Anadia, Canelas e Paredes ; V. Setúbal, Sporting B, Oliveira do Hospital e Real; e Académica, Fontinhas, Moncarapachense e Caldas.
As equipas de cada série jogam entre elas a duas voltas. Apenas os dois primeiros classificados de cada uma das séries garantem manutenção. Ou seja, destas 16 equipas, oito ficarão na Liga 3 e oito descerão ao Campeonato de Portugal.
Do CP subirão quatro equipas. O que significa que, na próxima época, a Liga 3 passará a ter apenas 20 clubes, ao contrário dos 24 desta em curso.
Recorde-se que a Liga 3 está em A BOLA TV, que no domingo transmite o V. Setúbal - Sporting B, às 15 horas.