Arouca-Rio Ave: arouquenses e vila-condenses lutam pela fuga aos lugares de despromoção
Emblema de Vila do Conde procura a primeira vitória fora esta época. Foto: IMAGO
Foto: IMAGO

Antevisão Arouca-Rio Ave: arouquenses e vila-condenses lutam pela fuga aos lugares de despromoção

NACIONAL10.12.202308:30

Um ponto é o que separa as duas equipas na tabela classificativa e só uma vitória interessa para poderem 'respirar melhor' no campeonato; rioavistas procuram a primeira vitória fora, num jogo que em que Rafa Mújica pode fazer história

 O Estádio Municipal de Arouca será o palco do jogo de hoje (18h) entre o, lanterna vermelha, Arouca e o Rio Ave, a contar para a 13.ª jornada da Liga

Olhando para a momento atual das duas equipas, este é aquele tipo de jogos que nenhuma quer perder, de modo a evitar um possível retrocesso a um ciclo negativo que ambas já enfrentaram neste primeiro terço de época. A era Daniel Sousa trouxe consigo um reatar da confiança a um, imprevisível, último classificado Arouca e a goleada (4-0) no Bessa, na jornada passada, faz com que a equipa receba o Rio Ave sabendo que pode fazer muito mais do que tem apresentado nas doze jornadas anteriores. 

Do lado vila-condense, as nove jornadas consecutivas sem vencer são o reflexo da instabilidade de um Rio Ave que, não podendo ter ido ao mercado no verão passado, procura, com Luís Freire, sobreviver até ao próximo período de transferências. Ultrapassado esse ciclo negativo, o plantel do atual 15.º classificado não baixou os braços e, desde à três jornadas atrás, vive o melhor momento da época, tendo somado a sua segunda vitória contra o Boavista e dois empates consecutivos diante do Gil Vicente e Estrela da Amadora. 

Olhando apenas para a tabela classificativa, o jogo de hoje assume contornos de uma verdadeira final. Um ponto é o que separa o Arouca do 18.º lugar e o que coloca o Rio Ave nos lugares de despromoção, logo cada um dos treinadores tem de utilizar todos os trunfos que detém a seu favor. Os rioavistas já levam cinco jogos consecutivos a marcar e sabem que só mantendo este registo estatístico é que irão conseguir somar a primeira vitória fora. Por sua vez, os comandados de Daniel Sousa esperam poder tirar proveito do instinto goleador de Rafa Mújica- que pode tornar-se no melhor marcador da história dos lobos na Liga- para deixar de ser a equipa com menos vitórias da competição e para voltar a vencer no seu reduto desde a primeira jornada, quando ganhou ao Estoril por 4-3. 

A 13.ª jornada assume um papel especial no confronto entre as duas equipas, no municipal de Arouca. Na época passada, os arouqueses também receberam os vilacondenses ao décimo terceiro jogo do campeonato, acabando por perder 0-1, com golo de Aziz de grande penalidade. Na presente época, a equipa da casa, ainda orientada por Daniel Ramos, já venceu (2-0) o Rio Ave- com golos de Kouassi e Rafa Mújica- no seu estádio, mas foi a contar para a 2.ª eliminatória da Taça da Liga

O histórico de confrontos entre Arouca e Rio Ave só demonstra os equilíbrios entre os dois. Se analisarmos o total de confrontos, o favoritismo pende para a Arouca, pois, nos 15 jogos já realizados, levou de vencido os rioavistas por sete vezes. Todavia, se o assunto for, exclusivamente, liga portuguesa inverte-se a tendência, com o Rio Ave a vencer por cinco vezes, mais duas que o seu adversário. 

Num momento em que é a fuga à despromoção que está em disputa, o duplo confronto no play-off de manutenção/subida da época 2020/2021 é um fantasma que ainda paira juntos dos adeptos visitantes. O 3-0 no seu estádio, com 5-0 no total da eliminatória, foi um resultado que marcou a história recente das duas equipas e que, para apimentar o encontro, espera-se que o Arouca possa tirar proveito do peso desse jogo, de modo a afetar animicamente o adversário. 

 Para a equipa de Luís Freire, o facto de os lobos serem a equipa com mais vermelhos na liga pode ter um papel preponderante na abordagem ao jogo e quem sabe na obtenção da vitória. Agora, resta saber se, em caso de vitória, o Rio Ave o conseguirá fazer por mais de 2-0, resultado que nunca obteve diante do adversário que o recebe hoje. 

Arouca

Sistema: 4x4x2

Onze provável: de Arruabarrena; Tiago Esgaio, Javi Montero, Galovic e Weverson Costa; David Simão, Sylla, Kouassi e Jason Remeseiro; Rafa Mujica e Cristo Gonzaléz

Lesionados: Rafael Fernandes, Quaresma, Pedro Moreira, Vitinho e Benji Michel 

Ausências: Milovanov 

Treinador: Daniel Sousa

Figura: Rafael Mújica. Está há ano e meio no Arouca e pode, hoje, diante do Rio Ave, fazer história e tornar-se no melhor marcador do clube na Liga. Este é Rafa Mujica, avançado espanhol de 25 anos, contratado ao Las Palmas no verão de 2022 e que já assimiu o papel estrela na equipa de Daniel Sousa. Na presente temporada, Mujica já leva sete golos e duas assistências, nos 18 jogos já realizados em todas as competições, e é o jogador com mais tempo de jogo somado, com 1523 minutos. Fazendo dupla com o, também ele goleador, Cristo González, é de se esperar que se torne o rosto da melhoria exibicional do Arouca e, consequente, subida na tabela classificativa. Resta agora saber se no final da época irá ou não dar o salto para outros patamares ?

Rafa Mújica está a dois golos de se tornar no melhor marcador do Arouca no campeonato. Foto: IMAGORafa Mújica está a dois golos de se tornar no melhor marcador do Arouca no campeonato. Foto: Imago

O que diz o treinador, Daniel Sousa: «Este é o melhor momento do Rio Ave. Contudo, se analisarmos os jogos que realizaram, verificamos que tem mostrado uma organização bastante interessante relativamente ao que é o Rio Ave e àquilo que consegue fazer. Já têm feito excelentes jogos em que os resultados não apareceram. Analisar apenas os resultados é sempre redutor.»

Rio Ave

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Jhonatan; Miguel Nóbrega, Josué Sá e Aderllan Santos; Costinha, Guga, Amine Oudrihiri e Fábio Ronaldo; Boateng, Hernâni e André Pereira

Lesionados: Ukra 

Ausências: nada a registar 

 Treinador: Luís Freire 

Figura: Costinha. Oriundo da formação do Rio Ave, é inegável o papel que o jogador de 23 anos tem vindo a assumir nas últimas épocas no emblema de Vila do Conde.  Com quatro golos e duas assistências em todas as competições disputadas pela equipa de Luís Freire, o jovem lateral-direito partilha com o capitão Aderllan Santos o estatuto de ser o jogador com mais minutos dos rioavistas, somando ambos 1350 minutos. O momento conturbado que o clube atravessa atrasou o que é o habitual progresso na sua carreira, sendo espectável que, mais cedo ou mais tarde, dê o salto para um clube de outra dimensão, seja em Portugal ou no estrangeiro. 

Jovem lateral-direito já leva 1350 minutos pelo Rio Ave esta época. Foto: IMAGO

O que diz o treinador, Luís Freire: « Temos recuperado caminho e estamos no caminho certo. Com todo o respeito pelo Arouca acredito que amanhã vamos ganhar o jogo. O grupo está mais confiante, naturalmente, e temos todas as condições para dar sequência a esta série.»