A 18 de maio deste ano, Arouca e Vitória de Guimarães jogaram na última jornada da Liga de 2023/2025. Agora, nesta noite de segunda-feira, jogam na primeira de 2024/2025
Arouca e V. Guimarães estreiam-se na Liga no fecho da jornada inaugural do Campeonato 2024/2025. Enquanto os locais fazem o primeiro jogo oficial da temporada, os visitantes chegam ao Municipal de Arouca com ritmo competitivo após três encontros de qualificação para a Liga Conferência.
Arouca
Sétimo classificado na última época, o Arouca está em reconstrução e, pelo que se viu na pré-temporada (só venceu um dos cinco jogos, tendo empatado outro e perdido três), ainda há muito trabalho pela frente.
A par do Moreirense, 6.º, o Arouca foi a grande sensação da Liga da época passada. Sob a égide de Daniel Sousa, atual treinador do SC Braga, os arouquenses desenvolveram um futebol agradável e ofensivo. E isso custou a saída de muitos jogadores (além da do treinador), casos de, entre outros, Rafa Mújica, Opoku, Rafael Fernandes ou Javi Moreno. No que a entradas diz respeito, o novo técnico, Gonzalo García, conta com 10 caras novas e, também por isso, tem muito trabalho pela frente.
A antevisão de Gonzalo García
Técnico uruguaio estreia-se como treinador na Liga na receção ao Vitória de Guimarães; deixou elogios ao percurso europeu dos vimaranenses e devalorizou as «dores de crescimento» dos arouquenses na pré-temporada
A recuperar de lesão, Cristo González, uma das figuras do Arouca na época passada, está em dúvida (embora seja viável que vá a jogo), enquanto Lawal é carta fora do baralho do treinador uruguaio.
Onze provável do Arouca: Nico Mantl; Tiago Esgaio, Forán, Matias Rocha e Weverson; David Simão, Pedro Santos e Sylla; Jason, Cristo González e Henrique Araújo.
V. Guimarães
Foi em Arouca que o Vitória de Guimarães terminou a temporada passada (no 5.º lugar) e é no mesmo local que começa a nova época. Começa a nível interno, já que na Europa contabiliza três jogos na Liga Conferência, todos eles coroados com vitórias: 1-0 (fora) e 4-0 (casa) frente aos malteses do Floriana na segunda pré-eliminatória, e 3-0 em Zurique na primeira mão da terceira pré-eliminatória.
Com um novo treinador, Rui Borges (ex-Moreirense), o Vitória Sport Clube perdeu Jota, transferido para o Nottingham Forest, mas parece manter a elevada bitola que evidenciou, por exemplo, na temporada passada.
A antevisão de Rui Borges
Vitória de Guimarães estreia-se na Liga com deslocação a Arouca
Rui Borges tem o plantel quase todo à disposição, sendo que o quase aplica-se porque João Mendes recupera de lesão prolongada.
Onze provável do Vitória de Guimarães: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Toni Borevkovic, Jorge Fernandes e João M. Mendes; Tiago Silva, Tomás Handel e Nuno Santos; Kaio César, Jesús Ramírez e Ricardo Mangas.
Histórico
Arouca e Vitória de Guimarães fecham, nesta noite de segunda-feira, a ronda inaugural da Liga Betclic e o historial de confrontos diretos no Municipal de Arouca favorece a equipa visitante, que nas últimas quatro visitas pontuou sempre: um empate e três vitórias, a última a 18 de maio deste ano, êxito por 3-1 na derradeira jornada do Campeonato de 2023/2024, golos de Nélson Oliveira (50’), Thiago (53', pb) e Manu (62') para os vitorianos e de Cristo (39’) para os arouquenses.
Contabilizando jogos particulares e oficiais, dos últimos 10 em casa o Arouca venceu cinco, empatou dois e perdeu três. Sofreu golos em oito dessas 10 partidas, mas também faturou em sete deles.
Já o Vitória de Guimarães soma seis vitórias, três empates e uma derrota nas últimas 10 partidas fora de portas, com a curiosidade de ter marcado pelo menos um golo em todos esses 10 encontros.