Armando Evangelista sobre André Silva: «Não era difícil de ver que se podia impor num clube com outras ambições»
André Silva e Tiago Silva FOTO: LUÍS BRANCA/LUSA

Armando Evangelista sobre André Silva: «Não era difícil de ver que se podia impor num clube com outras ambições»

NACIONAL19.02.202418:45

Armando Evangelista elogia André Silva, que orientou no Arouca; técnico, de 50 anos, antecipa voos mais altos para o avançado do Vitória de Guimarães; posição de ponta de lança «foi uma aposta que deu certo».

André Silva não pára de marcar e, com o golo apontado frente ao Portimonense - empate a um na 22.ª jornada da Liga -, já festeja há quatro partidas consecutivas. Mas, alargando a análise para os últimos sete encontros do Vitória de Guimarães, o ponta de lança brasileiro, só não marcou num - derrota por 0-1 com o Gil Vicente.

A BOLA falou com Armando Evangelista que orientou André Silva, durante duas épocas (2020/21 e 2021/22), no Arouca e confessou que se tratou de uma adaptação bem sucedida, acrescentando ainda que já se percebia o seu faro para o golo, mesmo que fosse num clube com outros objetivos.

«Quem participou no crescimento do André sabe que ele é bom a marcar golos, mas em muitos mais aspetos. Era um jogador de corredor, mas face às características que tinha, eu e a minha equipa técnica optamos por colocá-lo mais próximo da baliza, com mais espaço, pois tinha boas movimentações - diagonais entre os defesas -, boa finalização e jogava muito bem entre linhas e com um toque de bola diferente. 

Foi uma aposta que deu certo, nem todas dão [risos]. Depois, nessa temporada foi notória a sua evolução, face também da sua disponibilidade para aprender e da qualidade que tem enquanto jogador. Não era difícil de ver que o André se podia impor num clube com outras ambições, como as que tem o Vitória. Um jogador de qualidade superior», revelou o treinador, de 50 anos.

No último mercado de transferências, no mês de janeiro, André Silva, de 26 anos, esteve muito perto de rumar à Serie A italiana para representar o Verona, mas o negócio acabou por não se concretizar. No entanto, Armando Evangelista antevê um futuro ainda mais risonho para o jogador que sob a sua orientação apontou dez golos em cada uma das temporadas - atualmente já leva 13 em todas as competições.

«Acima de tudo gostava de o ver ainda a subir mais níveis, porque merece como pessoa e como jogador. Acredito que ainda pode lá chegar, pois está numa idade em que ainda está a maturar a posição como se costuma dizer. É uma posição que com o avançar da idade e, consequentemente, da experiência, ainda pode render mais, pois ganha outro sentido de espaço e de posicionamento para a baliza que o podem levar a patamares superiores», ressalvou o técnico.