Antevisão: qual o leão que vai rugir mais alto em Faro?
Estádio São Luis, em Faro/Facebook Farense

Antevisão: qual o leão que vai rugir mais alto em Faro?

NACIONAL30.09.202308:15

Sporting desloca-se ao Algarve para dar sequência ao excelente arranque de temporada. Já o Farense, com três vitórias consecutivas em casa, procura reagir após o último desaire em Moreira de Cónegos

Dois leões a esgrimir forças. O de Faro e o de Alvalade numa das partidas mais emocionantes da 7.ª jornada da Liga. O favoritismo está, claro está, quase todo na equipa de Rúben Amorim. Não só porque ocupa o topo da classificação, pode dar mais um importante passo na consolidação de uma equipa que, convém lembrar, é a única da Liga que ainda não perdeu em nenhuma das competições onde está envolvido e do seu lado tem uma verdadeira onda verde que tem acompanhado a equipa em todas as deslocações na presente temporada.

Já o Farense, equipa orientada pelo experiente José Mota, tem pautado pela regularidade. Chega a este jogo após um triunfo sobre o Tondela, para a Taça da Liga (no qual o técnico trocou… 11 jogadores) e esta temporada, convém lembrar, já mostrou que sabe travar equipas com outras ambições (que o diga o SC Braga que saiu de Faro há poucas rondas com uma derrota por 1-3). E para dar uma injeção de motivação ao grupo certamente que José Mota não terá lembrado o último confronto. Para a Taça da Liga, na época passada, que terminou com uma verdadeira hecatombe para os algarvios: 0-6 em Alvalade. 

De resto, para encontrar o último sorriso algarvio diante do Sporting, teremos de recuar até 20 de janeiro de 2001. 2-1 foi o resultado final com os autores dos golos algarvios a serem apontados por Marco Nuno e um autogolo de… Rui Jorge. Agora contar-se-á uma nova história. Com outros protagonistas. Mas as equipas que, para já, têm dado mais provas de confiança aos treinadores. O Farense irá, ao que tudo indica, apostar no onze que jogou com o Moreirense, enquanto o Sporting apenas uma dúvida: Paulinho ou Marcus Edwards? Certo será o regresso de Gyokeres (poupado diante do Rio Ave), restando assim, uma vaga no ataque. E se o português está de mira afinada, o extremo inglês deu sinais de retoma de confiança no último duelo com os vila-condenses. 

O último onze dos leões que perdeu em Faro. (2-1 foi o resultado em janeiro de 2001)

O velhinho estádio São Luís promete viver emoções de outros tempos. Uma casa a rebentar pelas costuras, dois leões que vão tentar rugir mais alto. Com a equipa de Alvalade, mesmo tendo em conta o jogo europeu a meio da semana, diante da Atalanta, na sua máxima força. Promessa de Rúben Amorim que, conforme já adiantou, em caso de dúvida, privilegiará sempre o campeonato. E, por isso, deverá apresentar-se com aquele que tem sido o seu onze de gala neste arranque de temporada. 

Farense

Sistema: 4x3x3

Onze provável: Ricardo Velho; Pastor, Artur Jorge, Gonçalo Silva e Talocha; Fabrício Isidoro, Falcão e Belloumi; Matheus Oliveira, Rui Costa e Bruno Duarte

Lesionado: Jhon Velásquez

Treinador: José Mota

«O Sporting é uma equipa com excelentes dinâmicas, que tem vindo a ser trabalhada já há três anos pelo Rúben Amorim, que sabe que implementou um modelo de jogo em que o jogador se adapta de uma forma muito muito fácil e tem tido excelentes prestações ao longo destes tempos e com jogadores, muitos deles, que têm um conhecimento maior da nossa liga, as contratações têm sido muito baseadas em atletas que estão em clubes da nossa liga e com grande potencial, e realmente esta equipa do Sporting dá gosto ver jogar»

Sporting

Sistema: 3x4x3

Onze provável: Adán; Diomande, Coates e Gonçalo Inácio; Ricardo Esgaio, Morita, Hjulmand e Nuno Santos; Paulinho, Gyokeres e Pedro Gonçalves

Lesionados: St. Juste, João Muniz e Afonso Moreira

Treinador: Rúben Amorim

«Vai ser um jogo difícil, diferente do jogo com o Rio Ave, frente a uma equipa com um treinador mais experiente do que todos nós na equipa técnica do Sporting. Vão esperar pelas nossas transições e todos os pormenores contam, não podemos ter perdas de bola. Sabemos que o campo é mais estreito, parece que não, mas isso conta, treinámos isso, estreitámos o nosso campo, faz diferença na largura de jogo, olhámos para todos os pormenores. Temos de ter em atenção a qualidade de Rui Costa, Nuno Duarte, Belloumi, para quem o mister José Mota disse ter grandes planos, e está-se a ver que é um jovem com muito talento. O Farense não tem nada a perder, espero um jogo difícil, mas sabemos o que fazer. Jogámos contra eles na pré-época, acho que vão defender diferente do que fizeram com o SC Braga. Temos de bola, criar oportunidades, não sofrer e marcar é essa a nossa ideia para o jogo»