Ana Borges: «Queremos que esta época seja diferente da época passada»
Ana Borges
Foto: IMAGO

Ana Borges: «Queremos que esta época seja diferente da época passada»

FUTEBOL FEMININO15.08.202417:46

Capitã do Sporting mostrou ambição em conquistar títulos nesta nova temporada

O futebol feminino do Sporting inicia a temporada neste fim de semana, frente ao Racing Power, para as meias finais da Supertaça.

A dois dias do jogo, e durante um evento decorrido no Estádio de Alvalade, a capitã do Sporting, Ana Borges, falou com A BOLA e assumiu o desejo de voltar a competir e conquistar títulos, depois de uma época em que as leoas não venceram qualquer troféu: «Somos um clube que vive de títulos e, infelizmente, na última época não conseguimos alcançar nenhum. Estamos ansiosas, queremos que comece rapidamente a época, queremos que comecem os jogos oficiais e queremos que [esta época] seja diferente da época passada.»

Em relação ao jogo da Supertaça, a lateral aponta à vitória, apesar de reconhecer valor ao adversário: «Sabemos que o Racing Power tem as suas individualidades e que, enquanto grupo, aquilo que fizeram no ano passado foi muito bom. Foram a equipa que menos jogos perdeu na segunda volta. Mas se nós conseguirmos meter em prática aquilo que nos é pedido, aquilo que é o nosso futebol, nós temos muito a ganhar.»

Ana Borges vai para a nona temporada no Sporting (Foto: Sporting feminino/Instagram)

«Mas não nos podemos esquecer, nem podemos desvalorizar a equipa que temos à frente, até porque é um Racing Power muito poderoso ofensivamente. A nível defensivo, é uma equipa que  também dá vida umas pelas outras - que é que é aquilo que também que nos caracteriza. Acho que vai ser um jogo muito bem disputado mas nós queremos chegar à final. Queremos conquistar esse primeiro título esta época». continuou

A jogadora de 34 anos abordou, também, o regresso da formação de Alvalade à Liga dos Campeões, depois de cinco anos de ausência: «Sabemos que é uma competição muito diferente daquilo que é a Liga BPI. Sabemos que é muito exigente. Temos muitas jogadoras que nunca jogaram a Liga dos Campeões e temos jogadoras que já têm essa experiência. Sabemos que vai ser difícil, mas nós temos a ambição de passar. Primeiro jogo é contra o Eintracht Frankfurt, que é uma equipa muito experiente na competição. Queremos contrariar isso, mas sabemos que vai ser uma tarefa difícil.»

Por fim, Ana Borges analisou a evolução do futebol feminino em Portugal e a aposta do FC Porto: O facto de as ditas equipas grandes apostarem no futebol feminino traz outras jogadoras. Nós, hoje em dia, temos muitas jogadoras estrangeiras a quererem vir para o nosso campeonato e isso é fruto do trabalho da Federação, das Associações, dos próprios clubes… O facto de agora o FC Porto também entrar, dá outra visibilidade. Isso vai ser muito bom. Termos as equipas do futebol masculino com o futebol feminino é uma mais-valia para o campeonato e para a imagem que o nosso campeonato tem.»

Ana Borges ao serviço da Seleção Nacional

«O trabalho que está a ser feito nos clubes tem se refletido também na Seleção. Nós já conseguimos atingir duas fases finais de um europeu. Conseguimos atingir uma fase final de um Mundial, que era impensável há uns anos atrás… Isto também tem a ver com a evolução que está a ser feita no nosso país. Cada vez há mais jogadoras a jogar. Temos uma formação que é realmente muito boa e temos o futuro assegurado», concluiu a internacional lusa.