Água mole em pedra dura, tanto Jota até que fura: a crónica do jogo no D. Afonso Henriques
Jota Silva, Vitória de Guimarães. Foto: JOSÉ COELHO/LUSA

V. Guimarães-Famalicão Água mole em pedra dura, tanto Jota até que fura: a crónica do jogo no D. Afonso Henriques

NACIONAL10.03.202400:03

Avançado português resolveu mais uma vez e permitiu a aproximação do Vitória ao 4.º lugar; conquistadores podiam ter vencido por mais, mas Luiz Júnior fez uma grande exibição; no final, o Famalicão enviou uma bola ao poste.

Apesar do ritmo lento, nos primeiros minutos, ambas as equipas tiveram aproximações às balizas adversárias. Primeiro Cádiz até marcou golo, mas estava claramente adiantado. Jota Silva respondeu com um bom trabalho já dentro da área adversária, no entanto o remate foi bloqueado, sendo que ao quarto de hora podia ter inaugurado o marcado, mas Luiz Junior impediu. Pelo meio, Danho ganhou em força e partiu em direção a Charles que também defendeu o remate do avançado do Famalicão.

A cerca de 15 minutos do intervalo, o Vitória aumentou e muito o ritmo de jogo, criando várias oportunidades para inaugurar o marcador. Mas, também surgiu Luiz Júnior, o guarda-redes dos famalicenses, que primeiro evitou o golo de Nélson Oliveira num remate de primeira (bela execução) e depois num cabeceamento de Mikel Villanueva na sequência de um canto. Porém, aos 38 minutos o inevitável Jota Silva fez o 1-0, com um slalom por entre os defesas do Famalicão e depois com o remate fortíssimo sem hipóteses para Luiz Júnior.

No reatamento, o Famalicão procurou partir para cima do Vitória, mas permitiu saídas rápidas à equipa da casa que continuou a ser mais perigosa. Tiago Silva esteve perto do segundo, com um remate muito forte, mas lá estava o guardião famalicense para defender. Aos 60 minutos, nova oportunidade clara para os conquistadores, mas o desvio de João Mendes, já na pequena área contrária saiu ao lado.

Até final, a partida entrou numa toada mais lenta, com o Vitória a dar a iniciativa ao Famalicão, controlando o jogo e o resultado. Aos 90, os conquistadores beneficiaram de um penálti, mas Adrian Butzke falhou. Com a margem mínima a manter-se, o Famalicão arriscou e de um livre lateral, já no último suspiro enviou a bola ao poste da baliza de Charles. O V. Guimarães conseguiu vencer pela margem mínima e garantir os três pontos, aproximando-se do 4.º lugar da classificação.