Académico anuncia ambicioso projeto desportivo que inclui competições europeias

Liga 2 Académico anuncia ambicioso projeto desportivo que inclui competições europeias

NACIONAL20.06.202313:10

Foi num hotel de Lisboa que o recentemente empossado presidente do Académico de Viseu, Mariano Maroto López, divulgou o projeto desportivo para com o clube beirão, que vai voltar a disputar a Liga 2. López anunciou que a pré-temporada terá lugar na Alemanha, assim como a equipa técnica da nova equipa de sub- 23 e a criação de uma equipa de futebol feminino, que entrará em competição na III Divisão.

O responsável máximo do Académico - já era accionista maioritário da SAD desde 2021 - anunciou os próximos passos do projeto desportivo e até confirmou que será Vítor Martins o novo treinador principal - esta manhã foi divulgada a assinatura de contrato (ver notícia associada).

Mariano Maroto López justificou a escolha «não tanto pela ligação à formação, mas mais pela forma de desenvolver jogadores e como desenvolver jogadores num projeto como este» e apontou à subida, depois de esta época a equipa ter ficado em quarto lugar na Liga 2.

«Obviamente que, depois de subir à Liga, queremos manter, mas o grande sonho, na verdade, é levar um dia o Académico às competições europeias», projetou o espanhol.

Para alcançar esses objetivos - a subida ao escalão principal e os restantes, manutenção no mesmo e eventual qualificação europeia, numa perspetiva de médio/longo prazo - Mariano Maroto López tem um plano traçado.

O dirigente e investidor reconheceu estar atento a investimentos 'de ocasião,' como se tratou de Arthur Chaves, defensor que custou, no início da época, um valor na ordem dos 3 milhões de euros.

Ainda assim, assinalou não pretender «fazer loucuras», destacando, no caso específico de Arthur, que «se tratou de uma decisão individual, precisávamos de mais um elemento para a parte defensiva». «Por vezes, o mercado brasileiro traz oportunidades e aquele era o momento ideal para fazer aquela transferência», assinalou o presidente do Académico, que espera obter estabilidade para depois poder atacar a subida.

"No início da temporada, tivemos dificuldades porque as primeiras cinco, seis jornadas não deram certo, estávamos em último lugar. Mas depois terminámos tranquilos, confiantes e tomámos decisões», rematou.