12 abril 2024, 07:25
Palmeiras vence na Libertadores com reviravolta e é líder do grupo
Primeira vitória de Abel Ferreira na prova este ano, frente ao Liverpool do Uruguai
Abel Ferreira pede calma com entusiasmo com Estêvão, de 16 anos, que se estreou a marcar na Libertadores
Depois da vitória do Palmeiras sobre o Liverpool por 3-1, Abel Ferreira foi à sala de imprensa com o jovem Estêvão, de 16 anos, que se estreou a marcar pela equipa. Perante um ‘novo Endrick’, que no verão, quando tiver 18 anos, segue para o Real Madrid, o treinador pediu calma.
«Só peço que os meninos tenham cuidado com o que a imprensa vai dizer sobre eles. Que mantenham os pés no chão e o equilíbrio. A jornada é longa, e entre o elogio e a crítica a linha é sempre muito ténue», observou.
12 abril 2024, 07:25
Primeira vitória de Abel Ferreira na prova este ano, frente ao Liverpool do Uruguai
«O que lhes digo é que acreditem no Palmeiras, façam o que fazem de melhor, que é treinar e preparar bem. O Palmeiras tem recursos para ajudá-los, e assim eles não vão começar a 'voar' nos elogios que vocês (jornalistas) vão fazer», acrescentou.
Questionado sobre se Estêvão, que estava ao seu lado, já é tratado como um profissional pronto ou se o aconselha a «ir à Disney», como fez com Endrick, Abel brincou e sublinhou que as coisas até lhe correram bem. «O Estêvão está na fase Disney ainda. E se quiser ir, pode-me convidar, porque eu nunca fui e queria conhecer (risos)», disse, mas num tom mais sério, voltou a criticar a voragem dos jornalistas:
«O que este miúdos não podem perder é a alegria e o prazer naquilo que fazem. Vocês (jornalistas) são todos ótimos, sei que procuram fazer o vosso trabalho, mas o nível das críticas aqui (no Brasil) é acima do tom. É agressivo. Esse moleque não tem nem 30 anos, nem 27 e nem 28, ainda tem que ouvir os conselhos do pai. No meu país ainda não dá para votar, nem carta de condução pode tirar, tem de andar sempre de ‘carona’, o que digo a ele é o que digo às minhas filhas. Tudo no tempo de Deus, sejam felizes.»
«Quando tiveres que ir à Disney, vai, porque o outro [Endrick] também foi, e foi vendido para o Real Madrid (risos na sala), mas espero que tu não sejas vendido e fiques aqui connosco. Fico feliz por ter feito um belíssimo jogo. Amanhã vai-se dizer muita coisa, mas calma também. Parabéns aos pais dele, que certamente são bons pais, porque é um bom ‘moleque’. Luis, Estêvão, Endrick, são nova geração e meninos de bom coração, boa cabeça. Se todos tratarmos bem deles - eu como treinador e formador, e vocês como jornalistas - acredito que em cinco, seis anos as coisas podem ser muito boas, não para mim, para o Brasil», comentou também.