Abel e o ‘novo Endrick’: «Está na fase Disney, se for que me convide. O outro foi e está vendido»

Abel e o ‘novo Endrick’: «Está na fase Disney, se for que me convide. O outro foi e está vendido»

INTERNACIONAL12.04.202409:37

Abel Ferreira pede calma com entusiasmo com Estêvão, de 16 anos, que se estreou a marcar na Libertadores

Depois da vitória do Palmeiras sobre o Liverpool por 3-1, Abel Ferreira foi à sala de imprensa com o jovem Estêvão, de 16 anos, que se estreou a marcar pela equipa. Perante um ‘novo Endrick’, que no verão, quando tiver 18 anos, segue para o Real Madrid, o treinador pediu calma.

«Só peço que os meninos tenham cuidado com o que a imprensa vai dizer sobre eles. Que mantenham os pés no chão e o equilíbrio. A jornada é longa, e entre o elogio e a crítica a linha é sempre muito ténue», observou.

«O que lhes digo é que acreditem no Palmeiras, façam o que fazem de melhor, que é treinar e preparar bem. O Palmeiras tem recursos para ajudá-los, e assim eles não vão começar a 'voar' nos elogios que vocês (jornalistas) vão fazer», acrescentou.

Questionado sobre se Estêvão, que estava ao seu lado, já é tratado como um profissional pronto ou se o aconselha a «ir à Disney», como fez com Endrick, Abel brincou e sublinhou que as coisas até lhe correram bem. «O Estêvão está na fase Disney ainda. E se quiser ir, pode-me convidar, porque eu nunca fui e queria conhecer (risos)», disse, mas num tom mais sério, voltou a criticar a voragem dos jornalistas:

«O que este miúdos não podem perder é a alegria e o prazer naquilo que fazem. Vocês (jornalistas) são todos ótimos, sei que procuram fazer o vosso trabalho, mas o nível das críticas aqui (no Brasil) é acima do tom. É agressivo. Esse moleque não tem nem 30 anos, nem 27 e nem 28, ainda tem que ouvir os conselhos do pai. No meu país ainda não dá para votar, nem carta de condução pode tirar, tem de andar sempre de ‘carona’, o que digo a ele é o que digo às minhas filhas. Tudo no tempo de Deus, sejam felizes.»

«Quando tiveres que ir à Disney, vai, porque o outro [Endrick] também foi, e foi vendido para o Real Madrid (risos na sala), mas espero que tu não sejas vendido e fiques aqui connosco. Fico feliz por ter feito um belíssimo jogo. Amanhã vai-se dizer muita coisa, mas calma também. Parabéns aos pais dele, que certamente são bons pais, porque é um bom ‘moleque’. Luis, Estêvão, Endrick, são nova geração e meninos de bom coração, boa cabeça. Se todos tratarmos bem deles - eu como treinador e formador, e vocês como jornalistas - acredito que em cinco, seis anos as coisas podem ser muito boas, não para mim, para o Brasil», comentou também.