ENTREVISTA A BOLA A 'porrada' que Balakov deu em João Pinto: «Pensava que ele ia matar-me»
O aviso dos companheiros e o conselho do capitão dos portistas
Krassimir Balakov, um dos melhores estrangeiros que passaram por Portugal, esteve em Portugal durante três dias a convite de A BOLA. Visitou as novas instalações do nosso jornal, passou pelo Jamor onde conquistou um troféu com o Sporting e, claro, esteve no José Alvalade, recebido por Frederico Varandas. Prometeu voltar para ver o Sporting campeão, mas, entretanto, deu uma longa entrevista, que agora pode ler em A BOLA.
- Ganhou ao Benfica, marcou golos ao Benfica, mas com o FC Porto nem vitórias nem golos. Era diferente jogar com o FC Porto naquela altura?
- Muito diferente e não sei porquê. A equipa do FC Porto era muito dura e tinha muitos bons jogadores, com grande caráter. Eram muito presentes dentro do campo e mais experientes do que nós. Contra eles foi sempre difícil. Mesmo contra o Benfica, quando perdemos por 6-3, nem jogámos tão mal assim. Mas com o FC Porto era diferente e sempre difícil.
- O FC Porto tinha João Pinto como lateral-direito e, por isso, vocês cruzavam-se muitas vezes durante o jogo. Era um dos defesas mais complicados de defrontar?
- Sim, ele era muito intenso. Aliás, tenho de dizer que cometi um erro com ele. Num jogo da primeira volta, em Alvalade, dei-lhe uma grande porrada e todos me disseram: 'estás doido'? Eu pensava que ele ia matar-me no jogo das Antas, mas antes desse jogo começar, João Pinto foi ao pé de mim e disse-me: 'tranquilo, vá lá, não te preocupes, tu não conhecias o futebol português, agora já sabes um pouco mais; joga o teu futebol, eu jogo o meu'.
- Quem era pior? João Pinto nos jogos com o FC Porto ou Peixe, Valckx e Naybet nos treinos do Sporting?
- Nos treinos lutávamos muito e treinávamos forte, mas o João Pinto era muito mais duro...