A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Qarabag-SC Braga
Qarabag-SC Braga. EPA/ROMAN ISMAYILOV

A análise de Duarte Gomes à arbitragem do Qarabag-SC Braga

INTERNACIONAL22.02.202421:25

Muito acerto e um erro relevante. Nota: 5

Georgi Kabakov viajou até Baku (no Azerbaijão) para dirigir o encontro da 2ª mão entre Qarabag e SC Braga.

O internacional búlgaro recebeu o auxílio à distância do compatriota Ivaylo Stoyanov, que exerceu a função de vídeo árbitro.

Kabakov, de 37 anos, tem vasta experiência no futebol profissional: subiu à primeira categoria do seu país em 2007 e à FIFA em 2013.

Mostrou ser um árbitro com muita qualidade, apesar de alguns erros cometidos. O jogo foi muito intenso, disputado e extremamente difícil de arbitrar.

Segue análise técnica aos seus lances mais relevantes:

16' Paulo Oliveira usou o ombro esquerdo para desviar corretamente cruzamento da esquerda de Cafarquliyev. Apesar dos protestos, o árbitro decidiu bem, em lance na área do SC Braga.

21' Vesovic abordou Pizzi com braço direito em riste, atingindo o adversário de forma que pareceu negligente. O árbitro teve entendimento diferente, mas a infração (que deixou os dois jogadores lesionados) devia ter sido punida com advertência.

32' Júlio Romão derrubou Zalazar por trás, com entrada às pernas que nunca procurou a bola. O árbitro contemporizou novamente, fruto de abordagem mais lata nessa vertente. Tecnicamente a infração justificou cartão amarelo.

35' Júlio Romão voltou a protagonizar entrada duríssima, neste caso ceifando as pernas de Abel Ruiz com clara negligência. O árbitro búlgaro, que já tinha avisado o médio para não reincidir, fez bem ao exibir-lhe o primeiro cartão amarelo da partida.

39' Matheus Magalhães projetou-se aos pés de Leandro, agarrando a bola sem cometer infração. O contacto posterior existiu, mas foi decorrente do movimento legal de ambos os jogadores.

48' Vesovic não concordou, mas é verdade que agarrou e puxou Banza, cometendo infração tecnicamente sancionável com pontapé-livre direto.

53' Cafarquliyev foi advertido após derrubar Roger, impedindo que o jovem avançado entrasse na sua área, em jogada prometedora. Decisão acertada.

55' Victor Gomez placou Jankovic, cometendo infração francamente antidesportiva. Esteve bem o árbitro ao adverti-lo.

57' Cafarquliyev voltou a infringir de forma clara, no caso entrando a dois pés e de forma claramente negligente sobre Roger. Apesar dos muitos protestos, a decisão de Kabakov (exibiu-lhe o segundo amarelo) foi indiscutível.

70' Golo legal do SC Braga, marcado por Roger. Quando o avançado português rematou, Banza esticou o pé para tentar corrigir à boca da baliza, mas partindo de posição legal. Esteve bem a equipa de arbitragem.

76' Paulo Oliveira entrou com tudo sobre Keyta. A infração por trás foi negligente e devia ter sido sancionda com cartão amarelo para o central português.

79' Golo bem anulado ao SC Braga, não por fora de jogo de Abel Ruiz, mas porque o avançado espanhol dominou a bola com o braço esquerdo (e não com o ombro). Excelente intervenção do VAR a repor verdade ao lance.

85' Bayramov impediu Álvaro Djaló de iniciar saida rápida, comentendo infração antidesportiva. Foi bem advertido pela sua conduta.

86' Paulo Oliveira viu o amarelo com justiça, após derrubar Zoubir, cometendo infração antidesportiva.

100' Amarelo bem mostrado a Djaló após entrada negligente aos pés de Matheus Silva.

102' Golo legal do Qarabag, sem fora de jogo do Keyta, marcado nas costas por Abel Ruiz.

113' Pontapé de penálti bem assinalado para o SC Braga, mas Mustafazada devia ter visto o cartão vermelho direto: o defesa azeri agarrou Banza (não tentou a bola) quando este tinha todas as condições para marcar golo.

120+1' Tudo legal no segundo golo do Qarabag: a infração cometida por Rony Lopes foi evidente e o recomeço rápido foi regular (bola parada no local certo). Akhundzade, que marcou, partiu de posição legal.