Leipzig-Sporting, 2-1 A análise de Duarte Gomes à arbitragem
Trabalho positivo da equipa de arbitragem liderada pelo árbitro internacional lituano
Manfredas Lukjacčukas viajou até ao Red Bull Arena na Alemanha, para dirigir o Leipzig-Sporting de ontem. O jovem árbitro lituano, de apenas 33 anos de idade, é internacional desde 2017. Ontem recebeu a colaboração do italiano Aleandro Di Paolo, que mais uma vez desempenhou a função de vídeo árbitro em competições da UEFA.
Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:
1' Fora de jogo bem assinalado a Harder, anulando ataque conduzido pelo jogador dinamarquês.
19' Primeiro golo da equipa da casa marcado por Šeško, após assistência de David Raum. O lateral alemão estava em posição legal quando Simons lhe passou a bola. Lance bem analisado pelo árbitro assistente.
29' Maxi Araújo caiu na área da alemã na sequência de desarme legal de Baumgartner. O médio austríaco tocou na bola, desviando-a pela sua linha de baliza. Esteve bem o árbitro da partida ao indicar o respetivo pontapé de canto favorável ao Sporting.
33' Golo invalidado ao Leipzig, por fora de jogo não do seu autor (David Raum), mas de Openda. Apesar da ilusão a olho nu, o avançado belga estaria adiantado no momento do passe, tomando parte ativa no lance quando estorvou fisicamente a ação de Fresneda. Recorde-se que, para avaliar o adiantamento de jogadores, a UEFA utiliza o sistema de fora de jogo semiautomático (que é praticamente infalível).
45+2' Geny Catamo foi carregado de forma clara, nas costas, pelo neerlandês Geertruida. O árbitro não assinalou a infração, que aconteceu junto à linha lateral.
48' Openda, que partiu de posição irregular não assinalada pelo árbitro assistente, foi desarmado legalmente por Franco Israel. O guarda-redes do Sporting, rente ao solo, tocou apenas na bola, não cometendo infração passível de pontapé de penálti. Se o lance tivesse resultado em castigo máximo ou em golo, o VAR tinha que recomendar a sua anulação.
50' Diomande foi claramente carregado nas costas, em infração que Lukjančukas não assinalou de imediato. Na sequência, Haidara rematou com muito perigo ao poste esquerdo da baliza de Franco Israel. Só alguns segundos mais tarde (provavelmente alertado pelos colegas) é que o árbitro lituano assinalou a falta inicial. O delay foi difícil de entender.
59' Entrada durinha, por trás (sola da bota no gémeo esquerdo), de Haidara sobre Daniel Bragança. No limite para a advertência, mas gerível.
64' Pontapé livre direto bem assinalado por derrube de Baumgartner a Hjulmand. A infração ocorreu já perto da área do Leipzig, mais à direita do ataque do Sporting.
72' Francisco Trincão, em drible na área adversária, caiu sobre o seu marcador Orban, sem sofrer infração. O central húngaro tinha a frente/posição ganha, não cometendo qualquer ilegalidade.
78' Golo bem validado ao Leipzig, em lance algo confuso concluído por Poulsen. O jogador dinamarquês do Leipzig estava em posição regular quando Baumgartner fez a assistência. Bem o árbitro assistente.
81' Raum, já na qualidade de jogador substituído, foi advertido no seu banco técnico, provavelmente por protestos.
86' Vandevoordt viu o cartão amarelo após perder tempo excessivo a repir a bola em jogo. Esteve bem o árbitro ao agir disciplinarmente.
87' Orban foi advertido após puxar o ombro esquerdo de Daniel Bragança, que caiu (com algum aparato). No entanto e naquela circunstância, o contacto foi suficiente para tirar da jogada o médio português, que iniciava saída prometedora. O amarelo por "falta tática" foi bem exibido.
90+2' Gyokeres pisou inadvertidamente o pé de Orban, na sequência de jogada legal entre ambos, que resultou em pontapé de canto favorável ao Sporting. Apesar da infelicidade do contacto, o árbitro esteve bem ao nada assinalar.