Sporting e Benfica só precisam de empatar: as contas da UEFA Champions League

Conjugação de jogos permite que leões e águias cheguem à próxima fase da prova milionária com um ponto nos respetivos jogos

Os resultados desta noite de UEFA Champions League definem que Benfica e Sporting, com 10 pontos, precisam apenas de um empate na última jornada para chegarem ao play-off de acesso aos oitavos de final da prova milionária.

Manchester City e Dínamo Zagreb, com oito pontos, e Shakhtar, com sete, estão na luta por alcançar os lugares de apuramento. Neste momento, águias, em 21.º, e leões, em 23.º, somam 10 pontos na fase de liga da Liga dos Campeões. São os mesmos que PSG e Estugarda, que, na derradeira ronda, se enfrentam. Além disso, o Manchester City, com oito pontos e o Club Brugge, com 11, também se defrontam. Significa isto que, caso ambos os emblemas portugueses empatem e, por isso, cheguem aos 11 pontos na prova, alcançam a mesma pontuação que o emblema belga e o Shakhtar fica, automaticamente, impedido de alcançar os clubes portugueses.

Uma vitória do Manchester City fará sempre com que a diferença de golos do emblema belga seja menor que o de Sporting e Benfica. Ou seja: pelo menos uma destas equipas ficará atrás de tanto Benfica como Sporting, no cenário de empate destes últimos. O mesmo acontece com Estugarda e PSG, visto que, obrigatoriamente, uma destas equipas terá de perder pontos e, em caso de empate, pelo menos os alemães ficarão atrás de Sporting e Benfica, tendo em conta que, se todos empatarem, a diferença de golos manter-se-á. Dínamo Zagreb, que enfrenta o Milan, também pode alcançar os 11 pontos e, nesse caso, ultrapassaria sempre, pelo menos, duas das equipas entre parisienses, alemães, belgas ou ingleses.

Estas contas definem que, mesmo em cenário em que estes sete clubes tenham onze pontos (acontece se os clubes portugueses empatarem, o Dínamo vencer, o Manchester City vencer e Estugarda e PSG empatarem), pelo menos Estugarda e Club Brugge ficarão atrás de Sporting e Benfica, devido à diferença de golos. É a única hipótese para — repetindo a condição de Benfica e Sporting empatarem os respetivos jogos, frente a Bolonha e Juventus, — não haver, pelo menos, dois destes sete conjuntos com menos de 11 pontos e, mesmo que assim seja, leões e águias avançam. Há, até, a hipótese de o PSV, que também tem 11 pontos, perder com o Liverpool, facilitando, dessa maneira, ainda mais as contas aos emblemas lusos.