A análise de Duarte Gomes à arbitragem
João Gonçalves no Benfica-Famalicão

Benfica-Famalicão, 4-0 A análise de Duarte Gomes à arbitragem

Trabalho razoável em jogo que os jogadores tornaram fácil

João Gonçalves, recentemente promovido a internacional, viajou até Lisboa onde dirigiu o Benfica-Famalicão de ontem. O portuense foi auxiliado à distância pelo também internacional Tiago Martins (liderou a equipa de videoarbitragem a partir da Cidade do Futebol, em Oeiras). Em jogo sem casos, João Gonçalves voltou a fazer um trabalho positivo, embora com a sensação que pode entregar mais de si ao jogo. É uma reflexão importante que deve fazer, de forma a exponenciar as suas qualidades. 

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

NOTA: 5

9' Akturkoglu foi derrubado por Youssouf perto, mas ainda fora da área adversária. A infração, em frente ao árbitro assistente, não foi assinalada pela equipa de arbitragem.

11' Golo inaugural na Luz, o primeiro de três marcados por Leandro Barreiro. O passe foi de Pavlidis. Lance bem validado.

17' Schjelderup caiuu na área adversária sem sofrer falta de Rodrigo Pinheiro. O defesa do Famalicão arriscou (tocou na bola entre as pernas do adversário), mas efetuou corte legal pela sua linha de baliza. Decisão correta de João Gonçalves.

18' Bola cruzada por Schjelderup foi desviada (aparentemente) pelo ombro direito de Mirko Topic. As repetições não foram ideais, mas a força e trajetória do esférico após a interceção sugerem que a decisão de árbitro e VAR foi correta. Lance na área famalicense.

22' Schjelderup pareceu forçar o contacto com Gustavo Sá, em jogada ainda fora da área dos visitantes. Terá lido corretamente o árbitro da partida ao nada assinalar.

23' Leandro Barreiro chegou tarde à dividida, atingindo com o joelho direito a coxa esquerda de Gustavo Sá. O árbitro analisou bem ao considerar a infração negligente.

25' Kokcu rasteirou Youssouf em zona atacante do Famalicão. João Gonçalves, perto do lance, leu o lance de forma incorreta, nada assinalando. Foi depois "forçado" a interromper a partida, recomeçando-a com lançamento de bola ao solo.

31' Schjelderup permitiu defesa in extremis de Carevic, mas partindo de posição irregular. Bem o árbitro assistente.

36' Segundo golo dos encarnados, com mérito para a análise do árbitro assistente: Leandro Barreiro partiu de trás, em posição legal. Tudo certo.

38' Florentino foi advertido com justiça após abordagem negligente a lance com Aranda. O médio encarnado tocou na bola mas na sequência de entrada em velocidade, atingiu o adversário (sola da bota no pé) de forma antidesportiva.

42' Bem exibido o amarelo a António Silva, após abordar lance aéreo com Aranda. O central encarnado atingiu de forma antidesportiva (braço/cotovelo na cabeça) o adversário.

44' Youssouf desviou bola tocada por Akturkoglu com o ombro direito. Ainda que a bola tivesse tocado no seu braço, este esteve sempre ao longo do corpo e em posição natural. Lance bem analisado fora da área do Famalicão.

45+3' Um árbitro internacional com qualidade, como é o caso de João Gonçalves, não deve terminar jogos quando antecipa que uma equipa tem condições para iniciar saída prometedora. A sensibilidade e leitura de jogo são fundamentais e uma exigência que deve ser cumprida sobretudo pelos mais cotados.

65' Muito bem o árbitro assistente ao anular golo marcado por Pavlidis. O atacante grego estava adiantado quando Kokçu lhe passou a bola.

67' Leandro Barreiro estava em posição regular quando Schjelderup fez a assistência. De novo bem o assistente, desta vez a validar o hat-trick do luxemburguês.

80' Rego sofreu falta de Rochinha, aguentou a irregularidade e cruzou para Akturkoglu. O turco serviu Kokcu, que marcou o quarto dos encarnados. Bem o árbitro ao aplicar a vantagem.

90+1' Erro de análise de João Gonçalves: Otamendi usou o braço esquerdo para atingir a nuca de Gustavo Sá, cometendo infração passível de advertência. O portuense assinalou erradamente falta atacante, não agindo disciplinarmente.