Andrés García pensava que ia para o Sporting mas vai para o Aston Villa

Defesa do Levante acordou a pensar que ia ser jogador dos leões e deitou-se como reforço dos ingleses. Plano B dos verdes e brancos cai por terra e vale... a prata da casa: e o lateral-direito é... Iván Fresneda

Volte face na lateral direita do Sporting: Andrés García acordou ontem a pensar que ia ser jogador dos leões e deitou-se a um passo de ser jogador do Aston Villa, após ingleses e Levante terem fechado negócio. Depois da Juventus levar Alberto Costa, os ingleses levam agora o espanhol da equipa de Valência e os verdes e brancos (pelo menos para já) apostam noutro espanhol… mas que já está no plantel. Eis a grande oportunidade de Iván Fresneda, o novo/velho lateral-direito dos leões.

Andrés García, defesa espanhol de 21 anos, segue para o Aston Villa depois de os verdes e brancos verem recusada proposta na ordem dos 9 milhões de euros — 7 milhões fixos com variáveis que aproximavam o negócio do referido valor —, com o Levante a aceitar os 7 milhões mais 2,25 milhões por objetivos do Aston Villa, garantindo ainda 15 por cento de futura venda. Os levantinos preferiram os valores britânicos, porque ligeiramente superiores, e também porque o Sporting, no que respeita ao percentual, oferecia 15 por cento mas da mais-valia e não do valor total de uma futura operação de venda.

Tudo aconteceu muito rápido. Na quinta-feira à noite portugueses  e espanhóis tinham tudo muito bem encaminhado para a operação. O próprio Andrés García já não se treinou com o grupo ontem de manhã, ficando no ginásio, onde foi congratulado por todos pela transferência para o... Sporting. O lateral-direito chegou a confidenciar o entusiasmo pelo projeto leonino, pela cidade de Lisboa. Mas por volta das 10/11 horas, a notícia que tudo tinha mudado chegou-lhe: o Aston Villa apareceu e em força, com proposta melhor, para o desviar de Portugal.

As malas que estavam feitas tendo em vista o clima mais ameno da costa atlântica da Península Ibérica tiveram de passar a ter em conta o bem mais frio e húmido clima britânico, onde o espera um treinador espanhol, Unai Emery, e um diretor desportivo também seu compatriota, Monchi, que tiveram também peso na decisão, além do natural apelo da Premier League.

NOVA OPORTUNIDADE

Antes, já tinha sido o leão ultrapassado na operação de Alberto Costa, português de 21 anos que acabou por seguir para a Juventus por 15 milhões de euros, depois de o Sporting ter visto recusada pelo Vitória de Guimarães proposta de 10 milhões de euros mais 2 milhões por objetivos.

A administração sportinguista não conseguiu o plano A nem o plano B e por isso conta com... Fresneda, 20 anos, que estava para sair e agora já não sai — pelo menos é essa a ideia nesta altura, quando ainda faltam quase duas semanas para o fecho da janela de inverno do mercado de transferências.

Fresneda fica no Sporting

17 janeiro 2025, 20:38

Fresneda fica no Sporting

A Juventus levou Alberto Costa, o Aston Villa leva agora Andrés García e os leões, para já, apostam no lateral-direito espanhol que já está no plantel. Eis a grande oportunidade do camisola 22

Contratado ao Valladolid por 9 milhões de euros no verão de 2023, o camisola 22 não se afirmou ainda em Alvalade mas também nunca pôde jogar na sua posição de raiz, lateral-direito, pois Ruben Amorim jogava com alas no seu 3x4x3, implementado em 2020 e que resistiu com João Pereira, que fez a primeira transição aquando da saída do anterior treinador para o Manchester United, até à chegada de Rui Borges.

Agora, vai então Fresneda ter oportunidade com o técnico transmontano. Tudo indica que os leões vão ficar com ele, numa altura em que estava em aberto a possibilidade de empréstimo ao Como, até final da época, com os italianos a ficarem com opção de compra de 10 milhões. Agora, vai poder mostrar o que vale no 4x4x2 do novo treinador. Fresneda tem contrato com o Sporting válido até junho de 2028 e cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.