9 de maio de 2020 pode vir a ser uma data histórica para o futebol (artigo de José Manuel Delgado)

CRÓNICAS DE UM MUNDO NOVO 9 de maio de 2020 pode vir a ser uma data histórica para o futebol (artigo de José Manuel Delgado)

NACIONAL24.04.202013:01

Os 36 clubes que disputam a Bundesliga 1 e a Bundesliga 2 chegaram a acordo para recomeçarem as competições, quando estão por jogar nove jornadas, a 9 de maio. Dependem agora da luz verde do governo, que deverá pronunciar-se na próxima quinta-feira, 30 de abril.

Os vários clubes já estão a treinar-se sujeitos a um protocolo sanitário rigoroso e o jogador espanhol Ignacio Camacho, médio do Wolfsburgo, explicou à Rádio Marca como tem decorrido o regresso aos relvados: «Temos treinado obedecendo a normas muito estritas, primeiro apenas em grupos de quatro e usando balneários diferentes. Há várias semanas que somos testados de três em três dias e não houve nenhum positivo.»

O plano alemão prevê a compra de 20 mil testes, que servirão para verificar, entre jogos, a condição de jogadores, treinadores e staff. Para cada jogo, segundo o protocolo aprovado pela Liga Alemã de Futebol, não podiam ter acesso aos estádios, em dias de jogos, mais do que 300 pessoas, entre jogadores, treinadores, árbitros, delegados da Liga, técnicos de equipamentos, apanha bolas e técnicos de televisão.

Também está prevista a equiparação de casos de Covid-19 a lesão, seguindo-se os protocolos de quarentena segundo os modelos das autoridades sanitárias para a população em geral.

Em Portugal, onde se tem trabalhado afanosamente para que possa jogar-se a partir de junho, a experiência alemã será, por certo, um auxiliar precioso, e valerá a pena trazer algumas ideias explanadas ontem por Carlos Carvalhal no programa Quinta da Bola, da Bola TV. Disse o técnico do Rio Ave que o futebol não pode ser visto fora do contexto da sociedade, seja nos casos de corrupção ou nas

manifestações de racismo; da mesma forma, se a sociedade vai começar a caminhar rumo à normalidade possível, com alguns riscos associados devidamente ponderados, o futebol deve acompanhar este movimento, concebido, sem dúvida, dentro de parâmetros de responsabilidade e razoabilidade.

PS – Se a Bundesliga regressar a 9 de maio, reinando sozinha no planeta futebol, a procura dos jogos alemães, à escala global, vai bater recordes e a audiência disparará para valores estratosféricos, que terão correspondência, por certo, em vil metal…