4 outubro 2023, 12:45
Oficial: Álvaro Pacheco sucede a Paulo Turra
Novo treinador promete «futebol positivo, atraente e que apaixone os vitorianos»; foco está já no jogo com o Famalicão, marcado para o próximo domingo
Treinador do V. Guimarães não se lamenta do pouco tempo que teve para preparar a sua estreia no banco vitoriano e fala num «grupo muito motivado e disponível»; salienta que Famalicão é «adversário forte», mas conta com o apoio dos adeptos vimaranenses para chegar ao triunfo
É no Minho (mas não em Guimarães), num dérbi regional, que Álvaro Pacheco vai estrear-se como treinador do Vitória de Guimarães. O momento vai acontecer em Famalicão, este domingo, numa partida da 8.ª jornada da Liga.
Há apenas quatro dias no comando técnico dos vitorianos - substituiu Paulo Turra, que foi dispensado pela Direção liderada por António Miguel Cardoso -, Álvaro Pacheco diz que o tempo para preparar este encontro não foi, naturalmente, o desejável, mas o treinador não valoriza assim tanto essa questão, preferindo salientar a recetividade demonstrada pelo grupo de trabalho relativamente aos novos métodos que estão a ser implementados.
4 outubro 2023, 12:45
Novo treinador promete «futebol positivo, atraente e que apaixone os vitorianos»; foco está já no jogo com o Famalicão, marcado para o próximo domingo
«Há coisas que não dependem do tempo, que são mais importantes do que o tempo e das quais não podemos abdicar, tais como a nossa responsabilidade e a nossa determinação em representarmos o Vitória. E isso é inegociável. Sabemos de que forma pretendemos que a equipa jogue, mas mais importante é o que fazemos agora. A atitude, o crer, a ambição e o espírito de conquista que temos de ter dentro do campo. Isso vai ser o suporte do que vai ser a nossa ideia de jogo. Tenho sentido um grupo muito motivado e disponível para ouvir as nossas ideias, para aprender e para estar preparado para representar o Vitória e ajudar o clube a ser melhor todos os dias».
No horizonte está, evidentemente, o desejo de entrar a ganhar. O emblema famalicense merece elogios de Pacheco, mas há algo que, defende, pode fazer a diferença: «o espírito conquistador». «Vamos defrontar um adversário forte, que vem numa onde positiva, mas o mais importante é a nossa vontade de ir para o jogo e lutar pelos três pontos. É fundamental nós demonstrarmos os comportamentos fundamentais do que é ser jogador do Vitória. Temos de ter espírito conquistador em todos os jogos, perante todos os adversários», assume.
A questão tática foi passada para segundo plano, até porque, sublinha Álvaro Pacheco, qualquer que seja o sistema a implementar, o mais importante é fazer uma demonstração clara de valores para que, dessa forma, o universo vitoriano possa sentir orgulho na sua equipa: «Mais importante do que falar em sistema ou estratégia, o que quero realçar é o que nós controlamos. A essência do ser Vitória, uma equipa ambiciosa, com espírito de conquista e a fazer as coisas acontecerem. É assim que os nossos adeptos vão sentir orgulho na equipa. A nossa massa associativa exige esses pilares da nossa parte. Os adeptos são a alma e a vida deste clube e não tenho dúvidas nenhumas que eles amanhã vão estar a apoiar-nos e vão ser um elemento muito importante para a conquista dos nossos objetivo».