Vídeos: Poderoso furacão Milton leva a fuga em massa na Florida
Elevado a categoria 5, autoridades pedem aos habitantes de Tampa para saírem
A tempestade Milton foi elevada esta segunda-feira para furacão de categoria 5, o máximo da escala, e dirige-se para a costa oeste do estado da Florida, nos Estados Unidos, estando já a atingir o México. Formado no Golfo do México, deve chegar esta quarta-feira à região da Baía de Tampa, prevendo-se que seja o pior dos últimos cem anos.
Os meteorologistas já o classificam como o quarto mais forte de sempre e os modelos não conseguiram prever que ganhasse a força que tem tão rapidamente. . O Milton intensificou-se sobre o leste do golfo do México e teve ventos máximos sustentados de 282 quilómetros por hora (km/h).
Meteorologista John Morales, especialista em furacões, não escondeu a emoção:
Os serviços de emergência do Estado recomendaram que se saísse da rota do furacão e começaram as evacuações de vários locais, sendo que a área metropolitana de Tampa tem uma população de mais de 3,2 milhões de pessoas.
Segunda-feira havia já quilómetros e quilómetros de filas.
A Carolina do Norte, a Florida e grande parte do sul dos Estados Unidos ainda estão a recuperar da destruição causada pelo furacão Helene, no final de setembro, que matou mais de 220 pessoas e deixou ainda dezenas de desaparecidos.