Todos os Mini vão adotar um buldogue inglês

Vídeos Todos os Mini vão adotar um buldogue inglês

VÍDEOS10.04.202316:24

Chama-se Spike, tem a figura simpática de um buldogue inglês e é o novo assistente digital da Mini, que estreia no Aceman Concept na próxima semana, no salão de automóvel de Xangai.

"A Mini sempre será sempre sinónimo de emoções e experiências marcantes”. É por isso que agora estamos a levar o Spike para o futuro como um personagem digital. Ele não é apenas um teste de design, vai tornar-se num companheiro pessoal para a experiência dos utilizadores", disse Oliver Heilmer, chefe de design da marca.

Veja-o em ação: faça play na foto de abertura. 

Protótipo antecipa compacto elétrico novo

De acordo com fonte da Mini, o Aceman programado para 2025 substituirá o Paceman, o Sport Utility Vehicle (SUV) de 3 portas riscado do catálogo em 2016. Teoricamente, no automóvel novo, que assentará numa plataforma da Spotlight Automotive, empresa com sede na China criada após a assinatura de acordo da BMW com o fabricante local Great Wall, manter-se-á o nome do modelo original revelado em janeiro de 2011, em Detroit, nos EUA, e produzido pela Magna Steyr, em Graz (Áustria), a partir de agosto de 2012. Com base na mesma arquitetura, versões BEV da geração 5 da berlina.

O estudo Aceman apresenta-nos como «a marca espera reinventar-se para o futuro elétrico muito próximo», explica a diretora da Mini, Stefanie Wurst, no comunicado do concept. O desenho novo, por integrar superfícies com formas e linhas mais suaves, beneficia a aerodinâmica e, assim, o aumento da autonomia, item muito relevante nos automóveis elétricos.