Vitinha e a derrota de Portugal: «O penálti deu outro ânimo à Croácia»
Vitinha a lutar pela posse de bola com Pasalic no Jamor (Imago)

Vitinha e a derrota de Portugal: «O penálti deu outro ânimo à Croácia»

SELEÇÃO08.06.202420:13

Médio português acredita que resultado e exibição podiam ter sido diferentes, caso o penálti a favor da Croácia não tivesse sido assinalado

Vitinha reagiu à derrota de Portugal com a Croácia no Estádio Nacional, no Jamor, afirmando que o penálti mudou o rumo da partida e o segundo golo, logo após Portugal ter chegado ao empate, não ajudou.

«Jogámos contra uma grande seleção e a verdade é que vimos que a dificuldade é outra. Tivemos o penálti logo ao início, que dá outro ânimo à Croácia, e o jogo podia ter sido diferente. Nós com bola a tentar infiltrar, a tentar criar oportunidades, sinto também que faltou depois um pouco mais de controlo e na nossa melhor fase, em que já conseguimos fazer o 1-1, em que estamos em cima, a primeira vez que vão lá acabamos por acusar e sofrer golo, foi uma machadada muito forte. Ainda tentámos voltar ao empate e ir à carga, mas infelizmente não foi possível, mas este é o tipo de jogos que queremos para preparar o Europeu, que nos faz puxar por nós e ver também as coisas que queremos melhorar», explicou, em entrevista rápida à RTP.

O médio português cometeu a grande penalidade que deu a vantagem no marcador aos croatas, logo ao minuto oito, e afirma que a equipa de arbitragem fez uma má decisão: «Estes lances são sempre difíceis de análise. A sensação que eu tenho lá dentro, porque estes lances acontecem muitas vezes, nas costas nós não vemos e acabamos por esticar a perna e fazer penálti, eu senti que foi o contrário, eu acabo por não ver, mas não sinto que não estiquei a perna, sinto que não abri o suficiente e ele aproveitou-se do momento e sacou muito bem o penálti. Acho que o árbitro podia ter visto isso e não assinalar, como eu disse, sinto que faz ali um pouco de diferença a forma como entramos. Nós e eles, monta ali a parte anímica. Para mim não é penálti, mas vale o que vale, depois falar com ele não adianta de nada, apitou, apitou, é a vida.»

Por fim, o jogador do PSG quer corrigir os erros já no próximo e último teste de preparação para a fase final do Euro 2024, na terça-feira, frente à Irlanda: «Claro que sim, temos de ver o que fizemos de errado, o que não fizemos de tão bom, corrigir e mostrar já no próximo jogo de preparação, para entrar no Europeu da melhor forma.»