Vitinha e a receção «brutal»:«As pessoas gravavam para dentro do autocarro, nós gravávamos para fora...»

NACIONAL14.06.202411:37

Internacional português abordou o apoio dos adeptos à Seleção Nacional e as expectativas criadas em torno da equipa das quinas

Na primeira conferência de imprensa depois da chegada da seleção à Alemanha, Vitinha falou aos jornalistas e agradeceu o apoio dado pelos adeptos portugueses: «É de ressalvar, é de agradecer é de elogiar e falar que é importante a receção, tanto no aeroporto, como no caminho para cá, como na receção no hotel, foi inacreditável. As pessoas gravavam para dentro do autocarro, nós gravávamos para fora, porque estava brutal. Foi importante aqui no Mundial da Alemanha [em 2006], em 2016, também em França, porque há uma grande comunidade emigrante em França e aqui na Alemanha é igual. Foi incrível a euforia. Nós agradecemos o apoio, mas da nossa parte vamos começar a focar, completamente, no Euro porque faltam poucos dias. Mas sim, é muito importante este apoio.»

O jogador considerou, ainda, que a chave para esta competição é «gerir expectativas»: «Nós temos uma grande seleção, com grandes jogadores a jogarem em grandes clubes. Fica dificil lembrarmos-nos de tantos jogadores em tão bons clubes, mas as grandes seleções provam-se dentro de campo, não na teoria. E é isso que temos de fazer neste Europeu, para reforçar a ideia de que somos uma grande seleção. Temos grandes jogadores e é importante, dentro de campo, mostrarmos isso. Só assim passamos a ser o que todos dizem deste grupo, se nós pusermos na prática dentro de campo. É importante gerir as expectativas, porque estão altas, pela qualidade que temos, mas nós temos bem presentes na nossa cabeça o que temos de fazer e é o que vamos tentar fazer já no próximo jogo.»

O médio anteveu ainda o jogo com a República Checa e traçou objetivos: «É importante mostrar ao que viemos. É importante mostrar o quanto nós queremos ganhar e marcar presença no Europeu. Tem uma importância acrescida por ser o primeiro, por ser a nossa primeira demonstração no europeu e temos de mostar que somos fortes.»

Portugal está inserido no grupo F, juntamente com a Chéquia, a Turquia e a Geórgia. O primeiro jogo realiza-se na terça-feira, às 20h (hora portuguesa), frente à formação checa.