Seleção: Galeno «está na lista»; entre CR7 e Ramos, o importante é «encontrar soluções»
Galeno, do FC Porto, (à direita) escapa a João Cancelo, do Barcelona (à esquerda), em jogo pela Liga dos Campeões de futebol. Foto: Atlantico Press/Imago.
Foto: IMAGO

Seleção: Galeno «está na lista»; entre CR7 e Ramos, o importante é «encontrar soluções»

SELEÇÃO06.10.202313:42

Roberto Martínez elogiou Galeno, que reconheceu estar na sua lista de convocáveis; entre Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos, o selecionador destacou haver «soluções»

Além de uma primeira antevisão ao duplo compromisso com a Eslováquia e a Bósnia e Herzegovina, que poderá ditar o apuramento para o Euro 2024 para Portugal, Roberto Martínez admitiu ainda estar atento à progressão de Galeno, jogador que poderá vir a incluir em futuras convocatórias, e não encontra qualquer problema em ter Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos na luta por um lugar na frente de ataque da equipa nacional. Antes pelo contrário: o técnico assinalou que o importante é «criar soluções» para os utilizar.

Sérgio Conceição revelou há dias que falou com Martínez sobre Galeno. «Galeno está na minha lista. Como selecionador, preciso de saber tudo e parte do meu trabalho é falar com os treinadores, falei com Sérgio Conceição e já falei com o Rúben (Amorim), o Roger (Schmidt) e o Artur (Jorge). Como treinador de clube, tens informação única, muito importante. Sei que o Galeno pode ser muito útil para a seleção, gosto muito da verticalidade a jogar pela sua equipa, é polivalente e pode jogar sobre uma linha de quatro, ou de cinco. Gosto muito do que o Galeno pode fazer».

Cristiano Ronaldo regressa às opções de Portugal

Portugal defronta a Eslováquia depois de ter alcançado a sua maior vitória de sempre, contra o Luxemburgo. Nesse jogo, não contou com Cristiano Ronaldo; como irá agora voltar a mexer e retirar Gonçalo Ramos, que marcou dois golos nessa partida? «Precisamos de jogadores que tenham responsabilidade, que joguem bem e que estejam no relvado a fazer o que o Gonçalo fez, como o Diogo Jota ou o Ricardo Horta, eles tivera um bom desempenho e estão em bom momento de forma.  O Cristiano Ronaldo não jogou contra o Luxemburgo mas teve um papel muito importante nos jogos anteriores, marcou cinco golos, e teve uma presença muito importante para nós. A minha decisão no escritório e sobre o trabalho com a minha equipa técnica que começa na segunda-feira, para mim não se trata do Cristiano ou do Gonçalo, trata-se de encontrar jogadores em boa forma, como eles, e encontrar soluções para eles».