Roberto Martínez: «João Neves podia claramente jogar no Man. United»
João Neves (IMAGO)

Roberto Martínez: «João Neves podia claramente jogar no Man. United»

SELEÇÃO07.06.202400:06

Selecionador nacional não tem dúvidas quanto à capacidade do médio do Benfica, e o mesmo aplica-se a Rafael Leão, que comparou a Mbappé

João Neves fez, frente à Finlândia, na passada terça-feira, o primeiro jogo a titular por Portugal. Foi uma consequência da qualidade que evidenciou no ao longo de 55 jogos pelo Benfica na última época e da confiança que o selecionador Roberto Martínez vai depositando no jovem de 19 anos. E em entrevista ao podcast FIVE de Rio Ferdinand, o treinador espanhol recordou a primeira vez em que viu o médio jogar.

«Foi nos sub-19. Ele jogava à frente dos centrais, era um médio mais recuado e via-se que era muito bom taticamente. Eu queria ver mais dele então deixei-o ir para o Europeu de sub-21 no ano passado e ele fez um grande torneio», começou por dizer.

O técnico espanhol afirmou depois quando é que percebeu que tinha de convocar o jogador do Benfica para a Seleção Nacional «Depois fui ver um jogo dele contra o FC Porto e ele foi considerado como o homem do jogo. Então percebi que pertencia claramente à Seleção.»

Martínez disse ainda que Neves teria a capacidade de jogar no Manchester United, numa altura em que o médio tem sido associado ao clube de Bruno Fernandes e de Diogo Dalot: «Podia claramente jogar no Man. United. É um médio muito inteligente, tem chegada à área, mas taticamente está sempre bem posicionado.»

O potencial de Rafael Leão e comparação com Mbappé

Na mesma entrevista, Martínez comentou as qualidades de Rafael Leão: «Tem um perfil muito específico, obviamente é fortíssimo no um contra um, é tão decisivo como Mbappé nessas situações. A questão é como posso utilizar um jogador como este numa estrutura?»

«E para mim é muito claro, é dar-lhe a oportunidade de fazer a diferença nessas situações de um contra um e ele tem a personalidade de estar num clube exigente, como é o Milan, que exige vitorias em todos os jogos. Ele já mostrou que pode ganhar títulos quando a equipa o permite expressar dentro de campo», concluiu Martínez.