Palhinha bem impressionado com o dérbi: «Foi um jogo caloroso»
O médio João Palhinha ao serviço de Portugal em partida internacional. Foto: Sebatian Frej/Imago.

Palhinha bem impressionado com o dérbi: «Foi um jogo caloroso»

SELEÇÃO13.11.202318:16

Médio português do Fulham, agora concentrado na Seleção Nacional, conseguiu assistir ao duelo entre Benfica e Sporting a partir de Inglaterra, considerando que o desfecho contribuirá para a competitividade da Liga portuguesa

Nos últimos anos, João Palhinha tem-se cimentado escolha habitual para a Seleção Nacional e a convocatória para o duplo compromisso com o Liechtenstein (na quinta-feira) e a Islândia (no domingo) não constituíram exceção. Emigrante desde há pouco mais de um ano, o médio defensivo confessou ter tido tempo para dar uma espreitadela ao dérbi realizado na véspera na Luz, que disputou por quatro ocasiões enquanto representava o Sporting, emblema ao qual chegou ainda júnior e completou a sua formação.

Como bom português – e antigo jogador do Sporting - Palhinha conseguiu ainda assistir ao duelo entre águias e leões a partir de Inglaterra, antes de viajar rumo ao nosso país para se juntar à concentração da Seleção Nacional, que arrancou esta segunda-feira, e na conferência de imprensa realizada esta tarde, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o jogador confessou ter ficado bem impressionado com a competitividade do desafio. 

«Acompanhei a segunda parte e foi um jogo caloroso. Não gosto muito de estar a falar se foi o Benfica ou o Sporting a ganhar o jogo de ontem, porque estamos aqui e partilhamos todos um espaço de seleção, prefiro falar um pouco mais disso, de que foi um jogo caloroso, um dérbi. Vão haver mais dérbis pela frente e vamos ver, acho que como a tabela classificativa ficou vai trazer mais competitividade ao nosso campeonato e é com muito entusiasmo que vejo o que poderá acontecer ao longo destes próximos tempos», opinou o médio de 28 anos.

João Palhinha confessou estar totalmente adaptado às ideias e sistema tático utilizados pelo selecionador nacional, Roberto Martínez, apesar de o Fulham, emblema que representa, atuar habitualmente de outra forma. «Como também já tive oportunidade de dizer, este é um sistema que já conheço e bem, na altura com o mister Rúben Amorim, já no SC Braga e depois no Sporting também, adaptei-me bastante bem e é um sistema no qual particularmente gosto de jogar», identificou o internacional português.

Assim, com uma equipa rotinada com o seu selecionador, resultados a condizer e uma geração de jogadores que dão totais garantias, a equipa nacional tem elevadas as ambições de repetir o título europeu alcançado em 2016 e Palhinha não é exceção.

«É um sonho que todos nós partilhamos. Não falamos muito disso nem pensamos muito no que poderá vir a ser o futuro, estamos simplesmente focados agora mesmo nos próximos dois jogos e em fazer história. Acho (ndr: ser campeão europeu) é um sonho não só para partilharmos interiormente, mas vocês também, que estão desse lado, gostaríamos todos de repeti-lo, mas agora temos de pensar um passo de cada vez e fazer as coisas com calma, felizmente têm corrido bem», congratulou-se, por fim, o médio luso.