Mielcarski torce por Francisco Conceição: «Eu e Sérgio somos do mesmo sangue»
Antigo jogador do FC Porto esteve no Portugal-Chéquia como comentador
O golo de Francisco Conceição foi naturalmente festejado euforicamente pelos portugueses presentes no Estádio Leipzig, dos jogadores aos adeptos, mas houve um estrangeiro – com alma lusa – que também sentiu o momento de forma especial. Grzegorz Mielcarski, antigo jogador do FC Porto, esteve no encontro como comentador televisivo, e não esquece a ligação a Sérgio Conceição.
«Vi alguns jogos do filho do Sérgio, principalmente na Liga dos Campeões. Gostei muito dele. Vou também torcer por ele. Eu, o Sérgio e os outros jogadores do FC Porto, daquela altura, temos o mesmo sangue. Espero que o filho do Sérgio tenha sucesso também na Seleção», diz o antigo avançado polaco, que jogou de dragão ao peito entre 1995 e 1999.
Mielcarski não torce apenas por Francisco Conceição, apoia também aquela que considera a sua «segunda pátria». «Normalmente um comentador não pode dizer isto, mas espero que Portugal ganhe. Para mim - e não só - é um dos favoritos. Nem sempre os favoritos ganham, mas Portugal está a passar por uma campanha tão boa...», acrescenta.
O antigo avançado faz questão de dizer que tem «muito respeito pelo futebol português», e lembra a ligação a Fernando Santos, de quem foi jogador e, mais recentemente, também adjunto na seleção polaca. «Portugal é capaz de ganhar. Tem jogadores com tanta qualidade que é capaz de ganhar a qualquer equipa. Ninguém diz que França, Inglaterra ou Alemanha não podem também ganhar, mas há muito respeito pelo futebol português, que tem vários jogadores que são referências nos clubes que representam. Ninguém ficará surpreendido se Portugal estiver entre os quatro primeiros. Depois um erro, um penálti, um erro do árbitro pode definir o jogo. Mas os jogadores portugueses têm tanta qualidade que podem ganhar este Europeu», complementa.
«Temos de respeitar a fome de golos de Ronaldo»
O polaco insiste na qualidade dos jogadores lusos, com natural destaque para Cristiano Ronaldo, que «tem sempre fome de golos». «O Cristiano passou por um momento menos bom, mas com todos os golos que tem marcado, é um exemplo não só para miúdos portugueses, como para miúdos de todo o mundo. A forma como ele trata as pessoas, os companheiros de equipa… temos de respeitar esta fome de golos que ele tem, aos 39 anos. Isso é bom para todos os jogadores de Portugal», defende.
Mielcarski considera «impressionante e difícil de imaginar» esteja a disputar um histórico sexto Europeu. «Eu estou a fazer o meu segundo Europeu como comentador, para além de dois Mundiais, e tenho 53 anos. O Cristiano continua a jogar, tal como o Pepe, que mostra qualidade aos 41 anos», diz.