«Diogo Costa é o guarda-redes mais completo da atualidade»
Luís Miguel e Diogo Costa no Olival. Imagem: FC Porto

«Diogo Costa é o guarda-redes mais completo da atualidade»

SELEÇÃO05.07.202413:47

Luís Miguel, treinador de guarda-redes do FC Porto, comenta o momento «épico» do guarda-redes da seleção portuguesa

Diogo Costa foi o herói nas grandes penalidades contra a Eslovénia no Euro 2024, onde a sua exibição foi crucial para a passagem da seleção portuguesa aos quartos de final, jogando esta noite com a França, em Hamburgo. Luís Miguel, responsável pelos guarda-redes da equipa principal do FC Porto, disse que desde o início do campeonato europeu esperava «uma exibição afirmativa e que desse confiança», como a que o camisola 99 protagonizou.

A poucas horas do confronto com a França, Luís Miguel espera um Diogo Costa «motivado», esperando que «aborde o jogo de uma forma muito segura», referiu em declarações aos canais do clube. O treinador destacou a frieza emocional de Diogo, que «não se vai deixar deslumbrar» pela boa exibição anterior, mantendo-se focado nos seus objetivos.

Luís Miguel e Diogo Costa cruzaram caminhos pela primeira vez em 2017, nos sub-19 do FC Porto, quando o jovem guardião era visto já como «um prodígio» em desenvolvimento sob a estrutura do clube. Agora, na «fase de maturidade ideal», Diogo Costa atingiu o reconhecimento mundial de um guarda-redes «diferenciador».

O treinador lembrou o momento das grandes penalidades, que o apelidou de «épico».

«Esperava uma exibição destas, afirmativa e que lhe desse confiança em relação às suas capacidades, desde o primeiro jogo deste Europeu. Finalmente aconteceu porque os outros jogos foram ingratos para o Diogo. Este foi épico e ele foi decisivo, diferenciador, principalmente naquele lance do um contra um. Depois, nos penáltis, foi o Diogo igual a ele próprio.»

Sobre o trabalho por detrás do recorde de Diogo Costa, Luís Miguel elogiou a estratégia da equipa técnica da seleção portuguesa em preparar os guarda-redes para as grandes penalidades, com Diogo a mostrar muita intuição: «Foi muito intuitivo a ler o batedor, leu muito bem a linguagem corporal e gestual e, com as capacidades físicas e técnicas que tem, foi absolutamente diferenciador. Deu-nos a passagem aos quartos.»

De prodígio a indiscutível, Luís Miguel refletiu sobre a jornada de Diogo Costa desde os sub-19, destacando o crescimento técnico, físico e mental sob a tutela do FC Porto. Agora, na «melhor fase da carreira», Diogo Costa é visto não apenas como um dos melhores a nível mundial, mas como «o guarda-redes mais completo da atualidade».