Bernardo Silva: «Mbappé é um jogador magnífico»
Internacional português deixa elogios ao ex-colega no Mónaco
Bernardo Silva teceu rasgado elogios a Kylian Mbappé antes do encontro entre Portugal e França, relativo aos quartos de final do Euro, agendado para esta sexta-feira, às 20 horas, em Hamburgo.
«Mbappé é um jogador magnífico. Quando Mbappé chegou [ao Mónaco] comentei com o Moutinho 'quem é aquele jogador?'. Desejo-lhe o melhor na carreira, menos no jogo de amanhã contra Portugal», disse, sobre o antigo colega nos monegascos.
«Isto não é sobre Mbappé e Cristiano, mas sim entre Portugal e França. Cristiano é um dos melhores de sempre e o Mbappé ainda tem uma grande margem de progressão», rematou sobre o novo jogador do Real Madrid.
A vitória sofrida no último jogo, diante da Eslovénia, voltou a ser tema na conferência de imprensa. «Foi um momento que vou recordar para a minha vida. São momentos difíceis ir a um prolongamento, penáltis. Estar a uma curta distância de ficar fora do Europeu. Foi um momento de grande euforia», sublinhou o jogador do Manchester City.
O nervosismo, confessa, faz parte do futebol, sobretudo no que toca aos momentos decisivos nas grandes competições: «Claro que ficamos nervosos. Adoro jogar futebol. Quanto mais experiente fico melhor consigo lidar com as minhas emoções. Estes jogos são aqueles que queremos jogar. Sempre sonhei jogar nestas fases das grandes competições.»
Questionado sobre a importância de Rafael Leão no grupo, Bernardo Silva não hesitou, destacando que um jogador como o avançado do Milan pode ser crucial a qualquer altura: «Nos últimos anos tem mostrado toda a sua qualidade. Na última época foi um dos melhores jogadores do Mundo. É um jogador que tem muito a melhorar, mas que a qualquer momento pode resolver um jogo. Ter um jogador como ele deixa-nos mais perto de ganhar. Pode tirar jogadores da frente, fazer uma assistência, um golo... nunca perde o ânimo de ir para cima do lateral. Ajuda muito. Este balanço de ter jogadores mais irreverentes e outros racionais faz um balanço muito bom.»
A reação de Cristiano Ronaldo à grande penalidade falhada, garante, foi «perfeitamente aceitável»: «Não vou falar sobre quem vai marcar os livres amanhã. As críticas fazem parte do que é ser jogador de futebol. Todos os adeptos gostam de comentar, têm um pouco de treinadores... nós entendemos isso. O Cristiano é humano e a reação dele é perfeitamente aceitável. Sentiu que podia ter feito melhor. O penálti foi bem batido e o Oblak fez uma grande defesa.»