Um 'sketch' e um 'meme'
André Villas-Boas no balneário com Sérgio Conceição. Foto: FC Porto

Um 'sketch' e um 'meme'

OPINIÃO03.06.202407:30

Difícil compreender o que se passa no FC Porto com a sucessão de Sérgio Conceição

No início dos anos 2000, um grupo de quatro rapazes gerava sketches de humor a uma velocidade estonteante. Depois de assistir nos últimos dias às trocas de acusações de traições entre Sérgio Conceição e Vítor Bruno, só me lembro daquele ‘debate’ entre um padre e um convidado que trocam a acusação «Jesus Cristo é o senhor!». Todo o significado deste sketch dos Gato Fedorento está no tom absurdo – podem ver no Youtube, são só 29 segundos -, como esta discussão sobre quem é mais traidor: o que assinou um contrato com Pinto da Costa aparentemente de forma unilateral a dois dias das eleições no FC Porto (sabendo que depois teria pouco significado?), ou quem alegadamente declarou querer a separação para ser treinador principal sem dizer logo onde? «Traidor é o senhor!»

Um terceiro elemento desta história poderia ter resolvido a questão e de forma mais rápida: o novo presidente, André Villas-Boas. Só lhe ficava bem sondar, antes de todos, Sérgio Conceição, eventualmente a pessoa mais bem colocada para avalizar Vítor Bruno. Até lhe podia pedir isso no famoso relatório que o treinador está a elaborar. As declarações de aparente despedida na final da Taça, há uma semana, ficaram a pairar durante dias a mais, o que levou a este estado de coisas e um braço de ferro absurdo.

Não é que Vítor Bruno não tenha experiência como principal no banco: afinal as múltiplas expulsões do chefe de equipa acabaram por dar-lhe esse traquejo. Sempre pensei que o sucessor fosse estrangeiro, afinal se calhar a solução estava em casa.

No fim a quarta personagem, Pinto da Costa, que no último dia consegue ficar na foto oficial da conquista da Taça de Portugal – quatro jogadores do plantel afastados dos treinos por Conceição ficaram fora – e lembra-me aquele meme da menina que olha para trás com um sorriso malicioso em frente a uma casa a arder.