Pontapé de Estugarda Pepe visto daqui e de muitas outras formas
História que está acontecer; central estará oficialmente desempregado no próximo jogo de Portugal
Um corte, dois cortes, um desarme. Milhares de turcos olham para aquela exibição de Pepe na fan zone de Estugarda e sorriem de admiração. Se quisesse encontrar o melhor elogio para o central de 41 anos bastava olhar aqueles rostos que torciam pelo adversário e encontrar admiração de quem não deixava os avançados turcos pôr o pé em ramo verde. Nem mesmo Arda Guller, o menino de ouro que joga no Real Madrid tentou o drible sobre o também antigo jogador dos merengues.
Quando sai, além de se ouvir os aplausos provenientes de Dortmund nas colunas de som também se vêm acenos de cabeça e palavras ditas para o ar que não são senão sinais de admiração pelo jogador mais velho de sempre a pisar um relvado num Campeonato da Europa, superando o guarda-redes húngaro Gábor Király, o tal que defendia com calças de pijama.
Nos questionários que a equipa de A BOLA na Alemanha tem feito a adeptos de todas as seleções, sempre que se exibe a foto do central a resposta é sempre um «ohh, Pepe». Não fosse Cristiano Ronaldo e o homem que nasceu no Brasil mas ama a Seleção mais que muitos que nasceram no território seria o mais famoso e respeitado de todos os jogadores da Seleção no público que assiste ao Euro 2024 por terras germânicas.
A todos os que me perguntavam, antes da partida para o Euro, qual seria a dupla de centrais de Portugal, sempre disse que Pepe seria um deles desde que estivesse em boas condições físicas. Por uma questão óbvia: não é só CR7 que tem um cuidado extremo com o corpo, Pepe também conhece ao detalhe cada poro e tem uma experiência adquirida que neste momento não tem uma quantificação exata. Não deixa de der irónico que no próximo jogo de Portugal ele estará oficialmente sem clube porque o contrato que o liga ao FC Porto acaba um dia antes. Se nada ocorrer de extraordinário, voltará a ser titular e já como desempregado numa das seleções com maior valor de mercado do mundo. Para quem foi o melhor jogador de campo do Euro 2016, poder repetir esse feito não apenas o colocará como o melhor defesa de sempre de Portugal, mas também um dos melhores futebolistas. Isto é história que está a acontecer.