Pensar o Futebol

OPINIÃO30.10.202205:30

O Futebol assume-se como uma das principais indústrias nacionais, com importância crescente no Produto Interno Bruto

UMA indústria com o poder de agregação do Futebol merece um fórum de reflexão e discussão à altura, um evento que reúna adeptos, estudantes, empresas e profissionais de Futebol, na criação de uma experiência única para todos os participantes e com quatro apostas importantes: tecnologia, inovação, entretenimento e networking. Três dias em que, além de se viver Futebol, se pensa o Futebol. Pensar o presente e preparar o futuro do Futebol Profissional. Pensar o Futebol. Este foi o ponto de partida da primeira edição do Thinking Football Summit, um certame de caráter internacional organizado pela Liga Portugal, num grande contributo para ajudar a uma melhor compreensão e projeção desta indústria. Além de organizar conferências em auditórios com os diferentes parceiros, um dos principais objetivos foi o de criar um evento que incluísse fãs e famílias, com passatempos e ativações numa vertente mais interativa, com momentos exclusivos a todos os que são apaixonados pelo Futebol, com possibilidade de colocar os fãs lado a lado com os ídolos.
 

A Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no Porto, recebe o ‘Thinking Football Summit’, um certame de caráter internacional organizado pela Liga Portugal


O palco escolhido foi a Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e a data não podia ser mais simbólica. De 18 a 20 de novembro, no primeiro fim de semana depois da pausa das ligas domésticas para o Mundial-2022 e no lançamento do Campeonato do Mundo do Catar, cujo pontapé de saída está marcado para dia 20.

Serão três dias de evento, mais de 100 atividades previstas, 30 conferências, mais de 70 oradores e 150 empresas presentes. Números que mostram a dimensão de um evento como o Thinking Football Summit, uma Feira do Futebol nunca organizada com esta extensão em Portugal. Entre os oradores contamos com representação governamental, de entidades oficiais representativas de vários setores económicos e sociais nacionais e das mais altas instâncias desportivas internacionais, bem como treinadores, atuais e antigos jogadores, presidentes de clubes, agentes e diferentes operadores desportivos, ligados a variados setores de atividade, todos com uma ligação transversal ao Futebol, e com contributos de todo o Mundo que tornarão a discussão marcante para o futuro. Transformação digital, governação, a evolução do jogo, gestão desportiva, gestão de marcas, atratividade para marketing e patrocínios e áreas da saúde e futebol feminino são algumas das áreas-chave que merecerão destaque.

Além das conferências, debates e masterclasses relevantes para a indústria, esta Feira do Futebol também proporcionará, a todos os intervenientes, uma rede única de networking e a capacidade de se gerarem contactos para o estabelecimento de relações futuras e para fomentar o aparecimento de novos negócios, com zonas especiais criadas para esses encontros.

O Futebol assume-se como uma das principais indústrias nacionais, com importância crescente no Produto Interno Bruto (PIB) e uma capacidade de exportação cada vez mais relevante no tecido económico nacional. Tal como sucede em outras atividades económicas, que organizam certames semelhantes com frequência, eventos desta dimensão são importantes para fomentar reflexões e definir estratégias. Mas nunca poderemos esquecer os adeptos que suportam a nossa indústria.

É cada vez mais necessário agregar todos os adeptos do desporto-rei numa proposta de melhoramento da indústria, tenham ou não responsabilidade direta na modalidade, e discutir caminhos para o futuro do Futebol. A discussão tem de ser global e inclusiva, sem papéis maiores ou menores. Ninguém pode ficar de fora. Eventos como o Thinking Football Summit são pensados e produzidos para todos os que adoram este desporto e querem fazer parte da sua evolução. Estão todos convidados para o Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, de 18 a 20 de novembro.