Sturm Graz-Sporting, 0-2 A análise de Duarte Gomes à arbitragem: «Mérito adicional para o VAR»

NACIONAL22.10.202422:58

Especialista de A BOLA avalia com nota positiva o trabalho da equipa liderada pelo georgiano Giorgi Kruashvili

O Sturm Graz-Sporting desta terça-feira foi dirigido por Giorgi Kruashvili, árbitro da Geórgia.

Na sala de video arbitragem esteve Aleandro Di Paolo, italiano que desempenhou a função de VAR. 

Kruashvili, 38 anos, é internacional desde 2015. Foi a primeira vez que arbitrou jogos dos lisboetas.

Segue análise técnica aos lances mais relevantes do encontro:

12' Geny Catamo atingiu com a mão esquerda o rosto de Boving, depois de desequilibrado por toque nas costas dado pelo seu adversário. O contacto foi acidental. Esteve bem o árbitro ao nada assinalar.

23' A equipa portuguesa adiantou-se no marcador na sequência de um ataque conduzido à direita por Geny Catamo. Nuno Santos rematou cruzado para defesa infeliz do guarda-redes austríaco (ajudou a que a bola entrasse na sua baliza).

28' Franco Israel evitou golo certo após cabeceamento de Jatta. A jogada foi pouco depois anulada por fora de jogo do avançado norueguês. Decisão correta e no momento certo do árbitro assistente.

30' Gonçalo Inácio entregou o corpo à bola, na tentativa in extremis de evitar golo na sua baliza. Biereth movimentou-se em sentido contrário para tentar marcar ao segundo poste. O avançado dinamarquês rematou, o central fez a mancha e os dois chocaram na sequência dessa ação. Entretanto a bola resvalou do peito para o braço direito do defesa português, sem que este cometesse infração. Lance difícil, mas legal na área da equipa lisboeta. Decisão correta da equipa de arbitragem.

39' Lance bem tipificado entre os árbitros: regra geral, o jogador que adianta demasiado a bola, sente a pressão de ter que a recuperar e tende a tentar entregar demasiada impetuosidade à disputa seguinte com o adversário. Foi exatamente o que aconteceu com Yalcouye, que acabou por atingir Maxi Araújo com evidente negligência. Esteve bem o árbitro do encontro ao exibir-lhe o cartão amarelo.

40' Geny Catamo não concordou, mas a verdade é que acertou mesmo com a mão direita no rosto de Boving, devido à forma imprudente como tentou ganhar-lhe o lance. Pontapé-livre bem assinalado a favor do Sturm Graz.

45+1' A bola tocou no árbitro e mudou de posse (estava no Sturm Graz, passou para o Sporting). Kruashvili interrompeu a partida e recomeçou-a com bola ao solo para um jogador da equipa austríaca. Decisão correta. É isso que deve ser feito nesta (e em outras duas) situação. 

53' Golo legal do Sporting CP, da autoria de Gyokeres, após assistência bem sucedida de Debast.

64' Yalcouye voltou a denotar alguma falta de sensibilidade técnica ao arriscar demasiado na forma como dividiu o lance com o adversário (no caso, Hjulmand). O médio do Mali tocou na bola e pisou depois o pé do médio dinamarquês. Em sua defesa, o facto de ter sido desequilibrado pelo braço esquerdo de Nuno Santos. No limite para o (segundo) amarelo.

67' Erro de análise do árbitro da partida ao assinalar pontapé de penálti que não existiu. Gazibegovic esticou o pé direito e tocou apenas na bola, não cometendo qualquer infraçãosobre Geny Catamo. Excelente intervenção do VAR, em lance relevante no jogo. 

72' Cruzamento de Boving bateu na cara/cabeça e não braço de Matheus Reis. Apesar dos ligeiros protestos, o lance (dentro da área do Sporting) foi bem analisado.

74' Zvonarek passou pelo meio de três adversários e entrou na área do Sporting, desequilibrando-se e caindo pouco depois. No entanto, nem Gonçalo Inácio nem Hjulmand (mais perto dele) cometeram qualquer infração. Nova boa decisão do árbitro georgiano.

82'  Gyokeres isolou-se e rematou para defesa apertada de Scherpen. O avançado sueco partiu de posição irregular, bem sinalizada na altura adequada pelo árbitro assistente.

Nota do árbitro: 6