O presente e passo seguinte na vida da Allianz Cup

OPINIÃO23.01.202305:30

A Allianz Cup já deu vários exemplos de evolução e a internacionalização tem tudo para ser o passo seguinte

LEIRIA acolhe, esta semana, a sétima edição da Final Four da Allianz Cup, na 16.ª edição de uma prova que se estabeleceu no calendário nacional, que soube evoluir ao longo das temporadas, e que ganhou novo espaço e envolvência assim que foi adotado o formato atual, de final a quatro, com duas meias-finais e a final no espaço de uma semana, com garantia de maior emoção e foco na prova que coroa o Campeão de Inverno.

Leiria está a viver uma semana diferente, com o foco no entretenimento e na experiência do Adepto, tal como sucedeu na época passada, experiência que já anteontem começou com a abertura da Fan Zone, a realização de um concerto e de um jogo com os Embaixadores da Liga Portugal. Até ao dia da final, no próximo sábado, teremos uma semana cheia de entretenimento, desde espetáculos de stand-up comedy; jogos no Mini Estádio, com a estreia de uma prova do recém-criado conceito Liga Portugal Legends, com antigos craques de volta à ribalta; Corrida do Adepto com a novidade de começar e terminar no Estádio Municipal de Leiria, Dr. Magalhães Pessoa; contacto com influenciadores e patrocinadores; atividades solidárias e de incentivo a uma vida mais sustentável; e outras iniciativas que complementam os jogos e que oferecem ao público uma experiência diferente que não seja apenas a de ir ao estádio durante 90 minutos, num evento distintivo virado para famílias e para os jogos e com particular atenção ao pré-jogo e a todo o envolvimento com os adeptos.

A reestruturação da Allianz Cup foi um dos grandes marcos desta Direção da Liga e do seu presidente, Pedro Proença, e que encontrou sempre o devido respaldo dos Clubes. Em articulação, a Allianz Cup é hoje um produto apetecível para Adeptos e patrocinadores, e o exemplo de como uma competição pode evoluir e tornar-se relevante na calendarização.

O Futebol vive em evolução permanente e, por vezes, surgem oportunidades que não podem ser desperdiçadas. Já aqui assinalámos os desafios que as ligas domésticas vão enfrentar a partir de 2024, com o novo formato da Liga dos Campeões a obrigar a mudanças na calendarização. Este foi um dos temas discutidos na Cimeira de Presidentes, a 11 de novembro último. O principal fórum do Futebol Profissional, que reúne os Presidentes das 34 Sociedades Desportivas, discutiu, entre outros assuntos, a reformulação dos quadros competitivos pós-24. Com o contributo importante da consultora independente Hypercube, as Sociedades Desportivas acordaram a permanência do atual contexto competitivo da Liga, com 18 Clubes em cada divisão e a redefinição do formato da Allianz Cup e da Taça de Portugal, como forma mais eficaz de responder à redução do número de jogos domésticos.

No que à Allianz Cup diz respeito, a solução passará pela adoção apenas do formato Final Four, com a redução de jogos com o fim da fase de grupos e preliminar. O próximo desafio pretendido pelos Clubes, em articulação com a Liga Portugal, será o de regulamentar esta alteração no Regulamento de Competições, primeiro em sede de Grupo de Trabalho, e depois com votação em Assembleia Geral, estando em fase de construção o modelo de apuramento dos 4 clubes participantes.

Esta nova abordagem traz ao Futebol Profissional uma oportunidade de ouro para a internacionalização da prova e mostrarmos o nosso Talento e parceiros noutros mercados. Ainda esta semana tivemos as Supertaças de Espanha e Itália a serem jogadas na Arábia Saudita, e o interesse destes mercados pelo futebol europeu é cada vez maior. A Allianz Cup já deu vários exemplos de evolução e a internacionalização de uma prova quase a atingir a sua maioridade tem tudo para ser o passo seguinte.