Não há como voltar atrás. Paulinho veio para ficar

OPINIÃO13.11.202002:45

CROMOS


Pedro & Paulo

Há coisas que não consigo perceber e há outras que não quero sequer tentar perceber. Fazer um jogo particular com Andorra é uma destas últimas. Por isso, não vi o jogo. E não me arrependi. Nem mesmo por se ter registado uma goleada. Sem embargo, fiquei muito satisfeito pela estreia na Selecção Nacional de três jogadores, com particular ênfase para Pedro Neto e Paulinho. Deste último o mínimo que se poderá dizer é que a sua estreia como internacional pecou por escandalosamente tardia. De facto, que outro avançado há em Portugal com as suas características?  Dói só de lembrar os nomes de alguns dos que, antes dele, chegaram a ser experimentados como pontas-de-lança da equipa das quinas… Mas agora já não há como voltar atrás. Paulinho veio para ficar.
Quanto a Pedro Neto, a surpresa não decorre tanto da sua chamada ao onze nacional mas mais da fabulosa campanha que vem empreendendo desde que se mudou da Lazio - onde chegou com 17 anos, proveniente do Braga - para o Wolverhampton, onde se prepara para o improvável: usar os galões de Diogo Jota. E já agora tenha-se igualmente presente outro nome: Francisco Trincão, também de 20 anos, transferido esta temporada para o Barcelona. Portanto, vários pontos em comum, dos quais o menos relevante não será a circunstância de o ataque que iniciou o jogo com Andorra ser composto pelo ponta-de-lança do Braga e por dois extremos esculpidos na Pedreira.


Rodrigo & Francisco Conceição

Quando começou a presente temporada pressentia que esta seria mais uma época (muito) difícil para a equipa B. Desde logo porque não parecia que o plantel dispusesse de talentos do mesmo gabarito daqueles outros que haviam conquistado o ceptro europeu da categoria. Depois, e sobretudo, porque apesar de acreditar piamente que Rui Barros seja uma excelente pessoa, não é menos verdade que também já provou, em anos sucessivos, que não é, nem nunca será, um grande treinador. Daí ter pena que o posto não tivesse sido confiado a Mário SiIva. Como, aliás, seria justo. A tudo isto ainda acresce aquele pormaior, para o qual chamei a atenção, de a equipa integrar dois filhos do treinador principal (sendo impossível não convocar à memória o que sucedera com Zidane no Real Madrid). Pois bem: a verdade é que tanto Rodrigo como Francisco são titulares de pleno direito. Aliás, mais: (des)confio que o mais novo pode até vir a revelar-se como um dos maiores valores  do conjunto, quem sabe se não mesmo aquele com maior futuro.

'JOKER'

Iuri & Tata

Brutal! Simplesmente brutal. Depois da conquista de uma medalha de prata no primeiro dia dos campeonatos europeus de ciclismo, ontem um rapaz de nome Iuri Leitão ganhou outra medalha - esta de ouro. Mais do que as medalhas, porém, impressionou até ao limite do choque a forma como conseguiu esta última - brutal, simplesmente brutal.
Algo tem de estar a mudar no nosso ciclismo. Depois da esmagadora exibição do nosso campeão João Almeida no Giro, agora isto. E como se fosse pouco também uma rapariga de nome Maria Martins, no meio conhecida como Tata, leva para casa uma medalha de bronze!

ENTREVISTA RÁPIDA

- Como reage? Ficou muito magoado?
- Reajo a quê? E magoado com quem?
- Pelo conhecimento público de que certos conceitos tidos como originais seus têm estado a ser utilizados sem a devida vénia?
- Mas porque é que eu haveria de precisar ou apreciar vénias? Não sou nem gueixa nem monarca…
- Quando digo vénia pretendo dizer que, tal como se faz quando se usam palavras alheias, é necessária a indicação de que se trata de uma citação, sob pena de plágio.
- Repare bem no que a este respeito diziam os clássicos: ‘o plágio é a forma superior de elogio’!