Liga espanhola conquista adeptos em Portugal
Várias futebolistas portuguesas estão na Liga F
Um crescimento sem paralelo. Um estudo divulgado recentemente pela Women's Sports Trust, a que a BBC deu eco, revelou que em 2023 o futebol feminino foi o desporto mais popular entre todas as pessoas que assistiram a desportos femininos na TV. Segundo este estudo, só em Inglaterra o ano passado bateu todos os recordes de audiências com 46,7 milhões de pessoas a assistiram a desportos femininos na TV e o futebol obteve 74% das horas de audiência.
Eventos como o Campeonato do Mundo de futebol feminino ajudaram a este aumento consolidado nas audiências. A derrota da Inglaterra contra a Espanha na final do Mundial Feminino foi vista por 12 milhões de espectadores na BBC One, com uma audiência total de 21,2 milhões de espectadores a assistir à cobertura televisiva do torneio pela BBC.
De acordo o mesmo relatório, o TikTok foi a plataforma que obteve o maior aumento de visualizações de vídeos, sendo a Women's Super League (WSL) de Inglaterra a principal liga feminina nacional na plataforma, após um aumento de 268% para 150 milhões de visualizações.
As audiências refletem o facto de cada vez mais pessoas participarem de eventos desportivos femininos. Em Inglaterra, em 2023 foram 2,6 milhões as pessoas que assistiram ao vivo contra 2.1 milhões no ano anterior, recorrendo aos dados fornecidos pela agência Two Circles.
Números que ajudam a perceber a razão pela qual o futebol feminino em Inglaterra (e também em Itália e Alemanha, onde as ligas tiveram também um exponencial aumento de adiências) conquista cada vez mais interesse, fruto de uma gestão profissional, rigorosa e com regras que patrocinam o seu desenvolvimento.
Campeonatos como o inglês, francês ou espanhol estão – não há outra forma de o dizer – a muitos anos-luz do que por cá se passa. E por falar nisso, vai ser interessente seguir esta temporada a Liga F (Espanha) onde Kika Nazareth (Barcelona), Tatiana Pinto (Atl. Madrid), Inês Pereira (Deportivo), Diana Gomes (Sevilha), Andreia Jacinto (Real Sociedad) e Sofia Silva (Valência) vão mostrar o que valem e dar muito que falar numa das melhores ligas do mundo. Serão muitos os portugueses a olhar com (mais) interesse para o que se passa em Espanha.