Igualdade de género no desporto

OPINIÃO31.01.202100:59

AQUI está um tema que já tratámos algumas vezes neste espaço, mas a que voltamos sempre que se justifica.
Foi publicada em Diário da República de dia 26 de janeiro a Resolução da Assembleia da República n.º 8/2021 que «resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que desencadeie os procedimentos necessários para valorizar publicamente as associações de direito privado, designadamente as de caráter cultural, ambiental, sindical, estudantil, juvenil, desportivo, social ou humanitário, que promovam o equilíbrio de género nos órgãos da assembleia geral, do conselho fiscal e da direção». Um passo simbólico, mas na direção certa.
Aqui ao lado, em Espanha, foi publicado no dia 28 de janeiro, no Boletim Oficial, uma Resolução do Conselho Superior do Desporto que estabelece um auxílio financeiro às ações das Federações Desportivas Espanholas, com o objetivo de promover, facilitar e aumentar a participação feminina em todas as áreas do desporto, no ano de 2021, com qualquer dos seguintes fins: promoção e divulgação da mulher no desporto; auxiliares de treino; auxílio nas viagens de técnicos, juízes e pessoal federativo; auxílio à elaboração de Planos de Igualdade; auxílio às Federações Desportivas Espanholas para novas contratações.
O valor dos apoios a conceder para que as federações promovam a igualdade de género no desporto é de até 840.000,00€ e as candidaturas devem ser remetidas até ao dia 18 de fevereiro.
Este tipo de mecanismos são, por vezes, necessários para que se esbata o desequilíbrio na representação do género em algumas áreas da sociedade.