FIFA e a sustentabilidade

OPINIÃO03.05.202306:35

FIFA tem responsabilidade tripla no respeitante às mudanças climáticas

Asustentabilidade de eventos desportivos é um tema que está na ordem do dia. Recentemente, o Grupo de Desposto do Parlamento Europeu promoveu uma sessão sobre ‘Sustentabilidade ambiental no Desporto’, onde participaram representantes de diversas entidades desportivas.

O representante da FIFA no evento explicou que a FIFA tem uma responsabilidade tripla no que diz respeito às mudanças climáticas.

A primeira foi analisar e quantificar o impacto das atividades da FIFA e identificar cenários realistas e ambiciosos que ajudariam a FIFA a alcançar as metas que estão consagradas na Estratégia Climática da FIFA.
Em segundo lugar, referiu que a FIFA tem a responsabilidade de usar o alcance e o impacto dos seus torneios para aumentar a conscientização sobre a importância e a necessidade da ação climática.

A terceira foi reconhecer a ameaça ao próprio futebol, dizendo que «[as mudanças climáticas] já estão a afetar a capacidade de jogar futebol devido aos padrões climáticos extremos em todo o mundo, que afetam a saúde e o bem-estar de jogadores e participantes, e estão a tornar-se uma ameaça existencial nos territórios de algumas federações».

Os efeitos da mudança climática afetaram a maneira como a FIFA se envolve com todos os agentes desportivos bem como o futuro do jogo, dando o exemplo na candidatura ao Campeonato do Mundo de 2022, processo de 2010, que não incluiu requisitos de sustentabilidade rigorosos como os exigidos desde 2016. No entanto, o organizador entregou um dos trabalhos de sustentabilidade mais abrangentes no mundo do desporto, deixando um legado positivo para a gestão social, económica e ambiental do país e da região.