ET

OPINIÃO01.06.202208:00

O FC Porto fala em piromania mediática. Francisco J. Marques agora é bombeiro?

1. A frase de Gary Lineker sobre a Alemanha merece uma adaptação: na Champions são 11 contra 11 e no final ganha o Real Madrid.
2. Após a final da Champions, Toni Kroos foi questionado por um jornalista sobre o domínio do Liverpool, apesar da vitória merengue, e reagiu assim. «Sinceramente, tiveste 90 minutos para pensar em perguntas sensatas e fazes-me perguntas de m…?» Realmente, há quem só precise de um segundo para dar respostas de m…
3. Jurgen Klopp após o Liverpool perder a final de Paris: «Os adeptos que marquem hotel para a final do próximo ano.» Entrou na sala de imprensa a perder e saiu a ganhar. A isto chama-se a arte de bem comunicar.
4. A questão é pertinente: porque é que havia jogadores do SC Braga a chorar após perderem no Seixal, frente ao Benfica, o jogo que deu o título de juniores ao Benfica em detrimento do FC Porto? Alguém me explica?
5. Frederico Varandas foi a Carregal do Sal meter mais pimenta no ambiente do futebol português. Completamente escusado, sim, mas também é preciso ter lata para o FC Porto vir falar em «piromania mediática» quando tem como diretor de comunicação  Francisco J. Marques. Ou foi promovido a bombeiro do ano?
6. Às vezes, a propósito da guerra comunicacional no futebol português, que tem como culpados FC Porto, Sporting e Benfica, apetece-me citar aquela tradução de José Milhazes em direto na SIC. É que já não há pachorra.
7. O Belenenses falhou a subida à Liga 3 no último jogo. Vale um trocadilho: agora temos o Belenenses SAD e o Belenenses sad (em inglês).
8. Termino esta crónica com um voto de parabéns pelos 40 anos. Falo, claro, do filme ET - O Extraterreste, obra-prima de Steven Spielberg. Achavam que me referia a quê?

P. S. - Este artigo foi escrito ao som do clássico Dunas, dos GNR. Espero que Sá Pinto não me leve a mal.