Enzos e Andrés

OPINIÃO09.02.202305:30

O Chelsea gastou 611 milhões. Não estarão interessados também num altar-palco?

1. Enzo Fernández avisou ao que vinha, lembram-se? «O Benfica é uma grande porta para a Europa e um trampolim para crescer num clube ainda maior», disse à chegada. Há jogadores que batem no símbolo por cima do coração, como Enzo, e há jogadores cujo coração bate por baixo do símbolo, como André Almeida. Quantas vezes os adeptos do Benfica disseram que era um jogador curto para o clube? Pois bem, foi um dos curtos mais compridos da história do Benfica e mereceu cada segundo daquela emotiva despedida na Luz. O Benfica precisa de Enzos para vencer mas não seria tão grande sem Andrés Almeidas.

2. Potes de fumos, flash lights, petardos, tochas... As claques dos três grandes (sobretudo) servem em todos os jogos verdadeiros menus de degustação pirotécnica, mas quem paga a refeição (multas) são os clubes. Em breve crime, felizmente.

3. Dos 20 emblemas da Premier League, só três não têm proprietário estrangeiro. Aparentemente, é quase tão difícil um inglês ter um clube em Inglaterra como um português ter uma casa em Portugal.

4. Sérgio Conceição: «Qualquer dia expulsam-me pelos meus pensamentos.» Não há esse risco porque o treinador do FC Porto pensa pela boca.

5. Sérgio Conceição: «Na Europa tem havido bom senso e o meu comportamento é exatamente o mesmo.» Não, Sérgio, na Europa não é bom senso, é mesmo barreira linguística.

6. O Chelsea bateu todos os recordes: gastou 611 milhões de euros em reforços esta época. Não estarão interessados também num altar-palco?

7. David Carmo, contratado pelo FC Porto ao SC Braga por €20 milhões, não joga há mais de 100 dias. Talvez não fosse má ideia mudar o nome para David Caro. Sai o m (de milhões).

8. Cada jogo do Flamengo será para os adeptos do Corinthians (e não só) um check-up ao estado de saúde da sogra de Vítor Pereira. Pôs-se a jeito.