De 1997 a 2021

OPINIÃO01.10.202107:00

Sérgio jogador ‘vs’ Sérgio treinador...; Abel sem mancha; chalupas nos EUA

Que pensaria o Sérgio Conceição jogador se fosse visado pelo Sérgio Conceição treinador da mesma forma que este criticou os futebolistas do FC Porto no rescaldo do 1-5? Nas primeiras duas épocas nos dragões, de 1996 a 1998, o extremo conquistou duas Ligas, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Temporadas coloridas com troféus, mas marcadas também por momentos sombrios, o maior dos quais a goleada de 0-4 em Old Trafford, aos pés do Manchester United, na 1.ª mão dos quartos de final da então já prova milionária. «Querem saber o que penso do jogo? Isso faz-se em Portugal, aqui não. Hoje a equipa fez tudo mal. Mas não atiramos a toalha ao chão», disse António Oliveira, à data o treinador azul e branco, discurso nos antípodas daquele que Sérgio Conceição utilizou, terça-feira, para não deixar pedra sobre pedra: «Mesmo com a equipa de sub-19 faríamos um bocadinho mais. Foi vergonhoso.» Não sei como reagirá o atual plantel dos dragões às palavras do técnico - aquele que mais fez no clube com menos recursos, é justo frisar. Mas suspeito como reagiria aquele grupo (João Pinto, Jorge Costa, Aloíso, Paulinho Santos, Rui Barros...) se ouvisse de António Oliveira, em 1997, críticas no mesmo tom destas pós-Liverpool fora do sagrado balneário das Antas...

Ainda com as orelhas a arder depois de ter sido fortemente criticado pela Mancha Verde, principal claque do Palmeiras, Abel Ferreira apurou o clube para a final da Libertadores. Eliminado o Atl. Mineiro, mandou calar o «vizinho chato»  que passa a vida a dar palpites. A Mancha deve ter percebido.

Como se diz chalupa nos EUA? Kyrie Irving, base dos Nets, uma das grandes figuras da NBA, recusa vacinar-se contra o Covid-19 e corre o risco de falhar todos os jogos em casa devido às regras do estado de Nova Iorque no combate à pandemia. Só faltava que acreditasse na teoria de que a Terra é plana. E não é que acredita mesmo?