Celebrar o Futebol

OPINIÃO03.09.202306:30

A Gala Liga Portugal Awards promete marcar o início de uma nova era no futebol, num evento diferenciador, prestigiante e com algum ‘glamour’

AA semana que se aproxima será especialmente marcante para a Liga Portugal e Futebol Profissional, com a realização da primeira edição da Gala Liga Portugal Awards, no dia 7 deste mês, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, e a segunda edição do Thinking Football Summit, de novo no Super Bock Arena, também no Porto, de 7 a 9 de setembro.

Uma semana de celebração do Futebol, do melhor da nossa indústria, de distinguir quem se destacou na temporada passada, de Clubes, Jogadores e Treinadores, muitos deles embaixadores do nosso Talento, e que, ano após ano, carregam a bandeira de Portugal pelo Mundo fora.

A Gala Liga Portugal Awards promete marcar o início de uma nova era, num evento diferenciador, prestigiante e com algum ‘glamour’, numa noite de comemoração do Futebol Português, com várias surpresas previstas, que prometem surpreender quem estiver no Centro de Congressos da Alfândega e aqueles que irão acompanhar à distância.

A Gala será o ponto alto de um dia que iniciará com a segunda edição do Thinking Football Summit, de novo no Porto, a cidade-berço da Liga Portugal. Em 2022, cumprindo um objetivo que nasceu da visão do Presidente Pedro Proença e que a pandemia atrasou, a Liga Portugal materializou um sonho antigo e organizou um evento que marcou um antes e um depois do Thinking Football Summit.

Se temos dos melhores Jogadores e Treinadores do Futebol mundial e uma liga de Talento que coloca profissionais de excelência nos principais campeonatos, por que não podemos, também, aspirar a organizar um evento diferenciador, com capacidade para se assumir no calendário internacional, que possa promover a nossa indústria, Clubes, empresas e que contribuísse para a comunhão de todos os agentes?

A primeira edição foi um sucesso e a segunda contará, de novo, com um painel de luxo de oradores, que contribuirão para a internacionalização do evento, a começar na quase totalidade dos Presidentes das Sociedades Desportivas e figuras relevantes do Futebol, como o Pre   sidente da La Liga, Javier Tebas, o ex-jogador Roberto Carlos, bem como doutras modalidades e sectores de atividade.

Temas como a Centralização dos Direitos Audiovisuais e o processo que marcará o futuro do Futebol Português, a Justiça Desportiva (e obrigatória celeridade), Ética, Transparência e Integridade, Novas tecnologias na Arbitragem, Transformação digital e a urgente diminuição dos custos de contexto, como a fiscalidade, IVA da bilhética ou Seguros de Trabalho, sob pena de dificultar a nossa competitividade na UEFA serão alguns dos temas em discussão no Thinking Football Summit.

Não podemos, também, deixar de enaltecer a realização do primeiro Congresso das Fundações durante o Thinking Football Summit e o reforço da Responsabilidade Social como prioridade do Futebol Profissional. Ainda esta semana, a primeira reunião do Conselho de Administração da Fundação do Futebol - Liga Portugal, constituída por antigas referências do Futebol, reforçou o compromisso da Liga Portugal em matérias sociais.

No âmbito das distinções, será particularmente especial o prémio entregue no Congresso das Fundações a D. Américo Aguiar, futuro cardeal, figura proeminente da nossa sociedade, adepto confesso de Futebol e uma personalidade que reconhece o poder do Futebol enquanto mobilizador de causas. Enquanto humilde amigo de D. Américo Aguiar, e conhecedor da sua obra, será um privilégio testemunhar o reconhecimento a uma personalidade que tanto fez e continua a fazer por Portugal.