As segundas e terceiras divisões
O patrocínio de ‘naming’ é mais apetecível para as segundas divisões
A FIFA publicou, esta semana, uma análise comparativa das segundas e terceiras divisões nacionais de futebol das 25 principais federações membro, incluindo Portugal.
Foram estudados desde o formato da competição e o número de vagas, bem como direitos de transmissão televisiva e implementação de mecanismos de solidariedade. Um total de 51 competições foram analisadas: 25 segundas ligas e 26 terceiras divisões.
Entre as conclusões mais interessantes, destaca-se que o número de clubes participantes nas terceiras divisões é significativamente maior (quase o dobro, em média) do que nas segundas divisões. Já o formato de competição mais popular é um campeonato com estrutura de liga, seguida de play-offs para determinar os campeões e os lugares de promoção. Também é interessante notar que, no período de análise, a Argentina e o País de Gales têm dois campeonatos nas terceiras divisões.
Os organizadores de competições de segundas divisões tendem a ser ligas (52%), enquanto a maioria das terceiras divisões (73%) são organizadas pela respetiva Federação.
No domínio dos direitos de transmissão televisiva, existem três cenários que podem ocorrer: 1) os direitos são apenas vendidos nacionalmente, 2) os direitos são vendidos nacional e internacionalmente, 3) os direitos não são vendidos nacional ou internacionalmente. Neste quadro, a repartição para a segunda divisão é, respetivamente, 25%, 54% e 21%, enquanto na terceira divisão é 42%, 16% e 42%.
Quanto aos patrocínios, o estudo conclui que o naming é mais apetecível para as segundas divisões (56%) do que para terceiras divisões (19%) e é mais provável que venha do setor de apostas.