Automobilismo WEC: Toyota vence Ferrari na qualificação para as 6 Horas de Monz

AUTOMOBILISMO08.07.202318:05

A Toyota ainda não digeriu suficientemente a derrota para a Ferrari na edição dos 100 anos das 24 Horas de Le Mans, a 10 e 11 de junho, mas a equipa nipónica encontra-se determinada a manter-se no topo do Mundial de Resistência, tanto na classificação de construtores como de pilotos. Provou-o esta tarde, impondo-se na qualificação para as 6 Horas de Monza, ronda cinco do campeonato com sete etapas!

O Toyota GR010 Hybrid número 7, com Kamui Kobayashi ao volante, foi o mais rápido nos 5,793 km do ‘Templo da Velocidade’, percorrendo-os em 1.35,358 m (218,7 km/h de velocidade média) e derrotando o Ferrari 499P nas mãos de Antonio Fuoco, por 17 milésimos de segundo! É a terceira ‘pole’ da equipa nipónica em 2023 (duas primeiras em Portimão e Spa-Francorchamps), ‘contra’ duas dos hipercarros da equipa AF Corse, e a 37.ª na história do WEC.

Entre os 13 hipercarros inscritos nas 6 Horas de Monza, quatro Porsche 963, incluindo o do Team Hertz Jota, de António Félix da Costa, que conseguiu o nono melhor tempo da sessão, a 0,830 s de Kobayashi, com o chinês Yifei Ye aos comandos. Em LPM2, ex-piloto de Fórmula 1, Robert Kubica, garantiu a primeira posição ao Oreca 07-Gibson do Team WRT, com 1.39,354 m – como companheiros de equipa do polaco, luso-angolano (Rui Andrade) e suíço (Louis Delétraz).

Finalmente, em LMGTE Am, primeira posição na sessão de qualificação para o Porsche 911 RSR-19 da equipa feminina Iron Dames, com os 1.47,632 m da belga Sarah Bovy. O Porsche 911 RSR-19 da Project 1-AO, equipa do português Guilherme Oliveira, registou somente o 10.º tempo, a 1,600 s do mais rápido na categoria, com o piloto dominicano Efrin Castro ao volante.

As 6 Horas de Monza realizam-se amanhã, encontrando-se o ‘tiro de partida’ marcado paras 11.30 horas.