«Verstappen teve o que merecia» no México
Verstappen sofreu cúmulo de penalizações (10+10 segundos) no GP do México

«Verstappen teve o que merecia» no México

FÓRMULA 128.10.202418:15

Lando Norris (McLaren) sem meias palavras sobre a penalização ao rival na última corrida: «Penso que é bastante claro o que aconteceu. Fiz tudo o que me disseram sobre as regras, mas o Max não as respeitou e foi penalizado por isso»

Lando Norris considera que o rival pelo título da Fórmula 1, Max Verstappen, «teve o que merecia», depois de a sua conduta em pista ter sido severamente punida pelos comissários do Grande Prémio do México.

Ao contrário do polémico incidente da semana anterior no Grande Prémio dos Estados Unidos, em que Norris foi sancionado com cinco segundos por ultrapassar por fora da pista, na luta travada com o neerlandês no início da corrida mexicana o britânico garantiu que o eixo dianteiro do seu Mclaren estava à frente do do Red Bull no apex da Curva 4, o que significa que poderia reivindicar o espaço, que o adversário voltou a não lhe conceder. E Verstappen foi reincidente. Ainda na mesma volta, na curva 8, Verstappen voltou a forçar Norris, levando ambos a saírem de pista, perdendo posição para Charles Leclerc (Ferrari).

Em ambas as manobras, Verstappen recebeu penalizações de 10 segundos – a primeira por forçar outro piloto a sair de pista e a segunda por sair de pista e ganhar vantagem.

«Creio que não é preciso dizer muito», disse Norris após a corrida. «Penso que é bastante claro o que aconteceu. Fiz tudo o que me disseram sobre as regras, mas o Max não as respeitou e foi penalizado por isso», afirmou Lando Norris.

«Quero ter boas batalhas com ele [Verstappen], batalhas difíceis, como já o vi fazer muitas vezes. Mas justas. Será sempre difícil com o Max. Ele não vai facilitar a vida a ninguém, principalmente a minha nesta altura da temporada. Mas não foi uma manobra justa e limpa e, por isso, creio que teve o que merecia», frisou o segundo classificado no GP do México, que lhe permitiu recuperar onze pontos para Verstappen, para 47, na luta pelo título mundial.

Refira-se que antes do Grande Prémio do Qatar, penúltima ronda do campeonato, terão lugar discussões entre a FIA, a comissão de monolugares e a Associação de Pilotos de Grande Prémio para discutir potenciais alterações nas diretrizes utilizadas no regulamento da competição. Estas serão depois discutidas com os pilotos no Qatar antes de serem, eventualmente, implementadas logo nesse fim de semana e no Grande Prémio final da temporada, em Abu Dhabi.