Automobilismo Toyota ganha 6 Horas de Portimão
GR010 Hybrid de Buemi, Hartley e Hirakawa vence no Circuito de Portimão, na ronda 2 do Mundial de Resistência. António Félix da Costa 5.º em LMP2
A Toyota soma e segue no Mundial de Resistência, independentemente de contar com número cada vez maior de concorrentes na categoria número 1 do WEC (Hipercarro), a consequência da convergência de regulamentos com o IMSA (ver caixa), na temporada dos 100 anos da corrida mais importante do campeonato, o que também atraiu muitas marcas de topo (vide Ferrari, que ambiciona vencê-la pela primeira vez desde 1973): as 24 Horas de Le Mans (10 e 11 de junho)!
A 17 de março, no arranque da temporada, o GR010 Hybrid da marca nipónica ganhou as 1000 Milhas de Sebring, conseguindo-o com o hipercarro #7. Ontem, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), Toyota outra vez no lugar mais alto do pódio, desta vez com o #8 e os campeões mundiais no ano passado, depois de vencerem as 24 Horas de Le Mans: Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Rio Hirakawa!
Se a vitória da Toyota não surpreende, considerando-se o currículo de equipa – soma 4 títulos mundiais consecutivos (e 5 vitórias em Le Mans, também consecutivas…) –, tem de assinalar-se o facto de encontrarmos outras 4 marcas no top-5 de Portimão: Ferrari, Porsche, Cadillac e Peugeot! O GR010 Hybrid #8, também o autor da pole position para a corrida no AIA, completou 272 voltas ao circuito algarvio com 4,653 km, mais 1 que o 499P #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, que conseguiu o segundo pódio da temporada de estreia no WEC (terceiro em Sebring). A Porsche, com o 963 #6 de Kévin Estre, Laurens Vanthoor e André Lotterer, terminou em terceiro, a 1.06,498 m do Ferrari.
Entre os LMP2, António Félix da Costa, no adeus à categoria – a 29 de abril, na ronda 3 do WEC (6 Horas de Spa), estreia nos hipercarros, do volante do Porsche 963 da Jota –, não repetiu a vitória de 2021 em Portimão, acabando as 6 Horas na quinta posição. No topo da classificação, United Autosports, com o Oreca 07-Gibson #23 de Giedo van der Gade, Oliver Jarvis e Josh Pierson). O luso-angolano Rui Andrade, em protótipo igual do Team WRT, conseguiu o terceiro lugar.
Finalmente, entre os LMGTE Am, triunfo do C8.R da Corvette, com Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicolás Varrone. Os pilotos portugueses Miguel Ramos e Guilherme Oliveira, partilhando um Porsche 911 RSR com o italiano Matteo Cairoli, foram sextos na estreia no Mundial.