Rali de Portugal Tanak lidera no final da primeira manhã (veja as fotos)
Ott Tänak, em Ford Puma Rally1, lidera a edição 56 do Rali de Portugal, etapa 4 do Mundial de 2023, depois de cumprida a primeira manhã competitiva, com as primeiras passagens pelos especiais de Lousã (12,03 km), Góis (19,33 km) e Arganil (18,72 km). Pierre Louis Loubet, em Ford Puma Rally1, ganhou Lousã, o estónio, vencedor na Suécia, na ronda 2 do WRC, superiorizou-se em Góis e Kalle Rovanpera, em Toyota GR Yaris Rally1, foi o mais rápido em Arganil.
Cumpridos os primeiros 50,08 km, Tanak tem apenas 3 s de vantagem sobre o segundo classificado, Rovanpera, o campeão em título (e vencedor do Rali de Portugal no ano passado). Na terceira posição, a 3,6 s do estónio da M-Sport Ford, Dani Sordo, em Hyundai i20 N Rally1. O galês Elfyn Evans, comandante do Mundial, 'abriu' a estrada, o que acabou por penalizá-lo. O piloto da Toyota está no quinto lugar, a 18 s do topo da classificação.
O norte-irlandês Kris Meeke, em Hyundai i20 N Rally2, encontra-se na 16.ª posição e lidera entre os participantes no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR). Esta tarde, mais 70,51 km ao cronómetro, com as segundas passagens por Lousã, Góis e Arganil antes da especial em Mortágua (18,15 km). O primeiro dia do Rali de Portugal termina com uma super-especial na Figueira da Foz (2,28 km), com início marcado para as 20.05 horas.