Automobilismo Resultados das 24 horas de Le Mans não estão homologados: vencedores em Hypercar e LMP2 entre os carros (seis) sob suspeita!
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) e o Automobile Club de l’Ouest, entidade que organiza as 24 Horas de Le Mans e o Mundial de Resistência (WEC), ainda não homologaram os resultados da 91.ª edição da orrida no Circuito de La Sarthe, no fim de semana, maratona que comemorou os 100 anos em 2023! Razão: a conformidade regulamentar de diversos componentes encontrados em seis automóveis, cinco concorrentes na categoria de topo Hypercar, nomeadamente no vencedor, o Ferrari 499 #51 da AF Corse!
De acordo com fontes por dentro do processo, os comissários técnicos, no exame habitual após as corridas, confiscaram componentes «suspeitos» em cinco hipercarros (Cadillac V.Series.R #2, Porsche 963 #5, Toyota GR010 Hybrid #8, Ferrari 499P #51 e Peugeot 9X8 #93). A equipa de inspetores também «desconfia» de irregularidades no Oreca 07-Gibson inscrito pela Inter Europol Competition, que ganhou entre os LMP2.
A homologação dos resultados da corrida em Le Mans encontra-se, pois, dependente da conclusão da investigação, anunciando-se comunicação apenas no caso da descoberta de irregularidades importantes, mas sabe-se que só os responsáveis da equipa polaca Inter Europol Competition não responderam as dúvidas colocadas pelos delegados técnicos. O Toyota #8 terminou na segunda posição, o Cadillac #2 na terceira, o Porsche #5 na nona e o Peugeot #93 na oitava.