Automobilismo Pódio de Albuquerque no arranque do WEC
A Toyota apresenta-se como alvo a abater tanto no WEC (4 títulos consecutivos) como nas 24 Horas de Le Mans (5). E tanta experiência acumulada coloca-a em vantagem no confronto com Cadillac, Ferrari, Glickenhaus, Porsche, Peugeot e Vanwall, as 6 rivais na categoria de topo da resistência. E a equipa japonesa começou com o pé direito a 11.ª edição do Mundial de Resistência, com os dois GR010 Hybrid a dominarem o arranque da temporada nas 1000 Milhas de Sebring, que terminaram na volta 239, após atingido o tempo-limite de 8 horas, e não depois de cumpridas 268 voltas ao circuito com 6,019 km na Florida (EUA).
Ganhou o Toyota #7 (Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Mária López), com 2,168 s de vantagem sobre o #8 (Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Rio Hirakawa). Na estreia do 499P, a Ferrari, que volta esta época à categoria principal da resistência automóvel, obviamente de olho nas 24 Horas Le Mans (ronda 4 da temporada, a 10 e 11 de junho), corrida que comemora 100 anos em 2023, acabou em 3.º, a 2 voltas dos vencedores. O resultado do hipercarro #50 da AF Corse é muito positivo, principalmente por somar-se a demonstração de potencial na qualificação, com os italianos na pole position pela 1.ª vez desde… 1973! Conseguiram-no com Antonio Fuoco, que percorreu os 6,017 km em 1.45,067 m (206,2 km/h de velocidade média) e venceu o GR010 Hybrid de Hartley por 0,214 s.
Na corrida norte-americana, que teve número recorde de hipercarros à partida (11), os LMH superiorizaram-se aos LMDh (os dois protótipos admitidos na categoria de topo!), exceto no caso dos Peugeot 9X8, que acumularam problemas técnicos, o que não pode deixar de preocupar equipa com muitas ambições para Le Mans… E a Cadillac venceu a Porsche, colocando o V-Series.R na 4.ª posição, à frente dos dois 963!
Em LMP2, ganhou o Oreca 07-Gibson do Team Hertz Jota, com Yefei Ye, Will Stevens e o alemão David Beckmann no lugar de António Félix da Costa – o português estreia-se só na próxima ronda, em Portimão. Esta equipa espera a entrega de 963 para competir na categoria principal do Mundial, o que acontecerá somente a partir da 3.ª corrida da temporada ano (Spa, a 29 de abril). Por isso não marcou pontos para o campeonato, o que beneficiou Filipe Albuquerque, 2.º, a 2,863 s dos vencedores, depois de 230 voltas, no Oreca 07-Gibson da United Autosports, com Frederik Lubin e Phil Hanson.
Entre os LMGTE Am, ganhou o Corvette C8.R de Bem Keating, Nicolas Varrone e Nicky Catsburg, com 221 voltas – mais 2 que o Porsche 911 RSR-19 da Dempsey-Proton, com Christian Reid, Mikkel Pedersen e Julien Andlauer.