Automobilismo «O maior susto da minha vida», diz Félix da Costa sobre acidente em Roma
António Félix da Costa, piloto português da Porsche envolvido no acidente violento que ‘apanhou’ sete monolugares, na volta 9 da primeira corrida do penúltimo fim de semana da temporada no Mundial de Fórmula E, em Roma, Itália, descansou os fãs preocupados com a sua condição física, na sequência das colisões iniciada após despiste de Sam Bird na saída da curva 6, a zona mais rápida do Circuito Citadino dell’EUR, quando ocupava a quarta posição.
O britânico, recorda-se, perdeu o controlo da traseira do I-Type 6. Imobilizado quase no meio da pista, o monolugar do britânico tornou-se uma barreira (quase) intransponível e viu-se atingido por António Félix da Costa Sébastien Buemi (Envision), Lucas di Grassi (Mahindra), Robin Frinjs (ABT Cupra) e Edoardo Mortara (Maserati). Para não embater em Bird, Stoffel Vandoorne (DS Penske), teve de realizor manobra evasiva e colidiu no muro do circuito, mas foi capaz de regressar às boxes da equipa para reparar o carro, de forma a poder participar no relançamento do ePrix 13 de temporada com 16.
Primeiro, Duarte Félix da Costa, irmão do piloto, comunicou-nos certeza e dúvida. «Ele está bem, felizmente! Doeu, mas está pronto para amanhã», disse quem conhece bem os ‘ossos do ofício’ – leia-se riscos associados ao desporto automóvel, independentemente da categoria! O Porsche 9XX Electric do português ficou muito maltratado do acidente e os mecânicos da equipa estão obrigados a trabalho extra para recuperarem o carro para a ronda 14 do campeonato, a realizar amanhã, também em Roma e nos mesmos horários de hoje (qualificação a partir das 9.40 horas, corrida de 25 voltas com arranque marcado para as 14.04 horas).
Depois, António, através de mensagem escrita, confirmou tudo o que irmão dissera, mas foi ainda taxativo na ‘confissão’:«Apanhei o maior susto da minha vida! Agira, estamos a tentar montar um monolugar a partir do zero para podermos competir amanhã», disse-nos Félix da Costa.
O ePrix de Roma teve impacto nas classificações da Época 9 do Mundial de Fórmula E! Nos pilotos, o britânico Jake Dennis (Andretti) perdeu a liderança do campeonato para o neozelandês Nick Cassidy (Envision). Também nas equipas, mudança no comando, com a Envision na primeira posição, à frente da Porsche.
Classificações
1.º Mitch Evans, Jaguar, 27 voltas
2.º Nick Cassidy, Envision, +1,639 s
3.º Maximilian Guenther, Maserati, +9,126 s
4.º Jake Dennis, Andretti, +21,010 s
5.º Jean-Éric Vergne, DS Penske, +21,482 s
6.º Nico Mueller, ABT Cupra, +21,858 s
7.º Pascal Wehrlein, Porsche, +23,582 s
8.º Norman Nato, Nissan, +24,071 s
9.º Sérgio Sette Câmara, NIO, +25,427 s
10.º Sacha Fenestraz, Nissan, +30,342 s
11.º Stoffel Vandoorne, DS Penske, +44,961 s
12.º Roberto Mehri, Mahindra, +1.05,048 m
13.º Dan Ticktum, NIO, +1.34,800 m
ABANDONOS
René Rast, McLaren, na volta 15
Sam Bird, Jaguar, na volta 9
Sébastien Buemi, Envision, na volta 9
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, Porsche, na volta 9
Edoardo Mortara, Maserati, na volta 9
Lucas di Grassi, Mahindra, na volta 9
Robin Frijns, ABT Cupra, na volta 9
André Lotterer, Andretti, na volta 2
Mundial de Pilotos
1.º Nick Cassidy, 171 pontos
2.º Jake Dennis, 166 pontos
3.º Mitch Evans, 151 pontos
4.º Pascal Wehrlein, 44 pontos
5.º Jean-Éric Vergne, 107 pontos
6.º Maximilian Guenther, 93 pontos
7.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 93 pontos
8.º Sébastien Buemi, 72 pontos
9.º Sam Bird, 62 pontos
10.º Jake Hughes, 46 pontos
11.º Stoffel Vandoorne, 42 pontos
12.º René Rast, 40 pontos
13.º Sacha Fenestraz, 32 pontos
14.º Norman Nato, 27 pontos
15.º Lucas di Grassi, 24 pontos
16.º André Lotterer, 23 pontos
17.º Dan Ticktum, 18 pontos
18.º Edoardo Mortara, 17 pontos
19.º Sérgio Sette Câmara, 12 pontos
20.º Nico Mueller, 10 pontos
21.º Oliver Rowland, 9 pontos
22.º Robin Frijns, 6 pontos
23.º Roberto Merhi, 0 pontos
24.º Kelvin van der Linde, 0 pontos
25.º David Beckmann, 0 pontos
Mundial de Equipas
1.º Envision, 243 pontos
2.º Porsche, 237 pontos
3.º Jaguar, 213 pontos
4.º Andretti, 189 pontos
5.º DS Penske, 149 pontos
6.º Maserati, 110 pontos
7.º McLaren, 86 pontos
8.º Nissan, 59 pontos
9.º Mahindra, 33 pontos
10.º NIO, 30 pontos
11.º ABT Cupra, 16 pontos